Porque a conta da Enel vai para análise?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Isso ocorre, toda vez que o equipamento de leitura identifica um consumo diferente do habitual. Nesse caso a fatura não é impressa in loco, obrigando uma releitura garantindo a confiabilidade dos dados. Sendo assim, a conta chega em até 10 dias da data da leitura.

Você pode consultar suas contas em aberto de forma fácil clicando aqui usando seu número de cliente e CPF/CNPJ, ou acessando a agência virtual. Você também pode consultar seu débito por meio do Aplicativo Enel para iOS e Android.

Você pode consultar suas contas em aberto na Agência Virtual, na opção de serviços online, resumo da dívida. Você também pode consultar seu débito por meio do Aplicativo Enel para iOS e Android.

Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial.

Caso tenha ocorrido algum estouro de consumo, o sistema emite a carta para o cliente, informando o mês que acarretou um consumo muito superior ao esperado e que para evitar maiores transtornos, as contas foram retidas para análise e que esta análise será enviada posteriormente.

A Baixa de pagamento da fatura vai depender da forma que você efetuou o pagamento: PIX: em minutos. Cartão: até 3 horas. Boleto: até 48 horas úteis após o pagamento.

Segundo a Resolução Normativa 414 de 2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os valores estabelecidos para cada padrão são: Monofásico: o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh; Bifásico: o custo de disponibilidade pago corresponde a 50 kWh; Trifásico: a taxa mínima é igual a 100 kWh.

Agora você pode solicitar serviços pelo WhatsApp.
Salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608), assim você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a solicitar 2° via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre nossos serviços.

Como se cadastrar na Tarifa Social
É muito simples, basta informar o número da unidade consumidora da Neoenergia Elektro (número no canto superior direito da fatura) e o NIS. A distribuidora de energia fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal.

Você pode consultar seus débitos através da Agência Virtual > Consultar Débitos, onde poderá também imprimir as faturas correspondentes ou pagá-las imediatamente através de acesso automático com seu banco. O serviço funciona 24 horas e é gratuito.

Saber do corte de energia ao perceber a ausência de luz
A primeira forma de saber que a energia foi cortada é percebendo a ausência dela em sua residência. Porém, o correto é que você já espere que isso aconteça, afinal você deve ser notificado(a) em até 15 dias antes do corte.

Há vários recursos online com acesso a consulta de contas de luz em atraso em plataformas eletrônicas. Um exemplo é acessar o site da concessionária e seguir as opções disponíveis. O consumidor pode consultar a lista disponibilizada pela Aneel para descobrir qual é a distribuidora de energia da cidade.

5 dias

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.

Uma vez que a fatura é compensada, as restrições como negativação, por exemplo, são removidas automaticamente. Prazo de compensação é de 3 a 5 dias úteis .

Os consumidores inadimplentes com os serviços de água, luz e ensino não devem ter o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito. A recomendação é do Ministério Público Estadual, por meio do Procon-MG.