Porque a Contabilidade tem a cor rosa?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Pela tradição, vivendo a história dos Conselhos desde que nasceram, a origem da pedra do anel do Contabilista é de cor rosada, sendo ela, um rubislite, segundo afirma o Professor Ynei Alves de Camargo.

O símbolo da contabilidade é representado pelo caduceu. A figura é formada por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Em seu topo há duas asas ou um elmo, objeto alado associado aos guerreiros angélicos. Comumente, o caduceu é confundido como símbolo da medicina, devido ao bastão e as serpentes.

É o símbolo da profissão contábil pelo seu significado: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil; as serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; e o elmo tem significado de proteção contra pensamentos baixos que podem ...

Áreas de conhecimento
São elas: Vermelho – Sociais Aplicadas, Humanas, De línguas e Artes; Verde – Da Saúde e Biológica; Azul – Exatas, da Terra, Engenharia e Tecnologia.

A cor escolhida para representar o curso é o azul escuro. Esta tonalidade representa a criatividade, a riqueza e a sabedoria. Portanto, perfeita para representar profissionais que trabalham com atividades relacionadas ao raciocínio, análise e criação, como administradores.

Para quem gosta de aprender como surgiram as cores, é interessante saber que, apesar de entrar oficialmente para a lista das cores somente no final do século XVII, desde 800 anos a.C. já havia os primeiros registros na literatura que citavam o rosa.

Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Pela tradição, vivendo a história dos Conselhos desde que nasceram, a origem da pedra do anel do Contabilista é de cor rosada, sendo ela, um rubislite, segundo afirma o Professor Ynei Alves de Camargo.

Caduceus foi aprovado como parte de Unicode 1.1 em 1993.

No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Contabilidade. Nesse dia, em 1926, o Senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da profissão contábil no Congresso Nacional.

Padroeiro dos Contabilistas – São Mateus. São Mateus foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação.

De acordo com informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os três principais símbolos associados à atividade milenar são o Caduceu, o Anel e São Mateus, santo considerado o padroeiro da Contabilidade.

a – 1) preposição que antecede, na escrituração contábil, as contas credoras; 2) abreviação da expressão “ao”, em taxas de juros. Exemplo: aquele título rende 10% a.a. (ao ano).

"Azul marinho é a melhor cor para vestir para uma entrevista de emprego, uma vez que inspira confiança. Você tem mais chances de começar um trabalho quando você usa azul marinho do que qualquer outra cor", afirma Lisa Johnson Mandell da AOL Jobs.