Porque a cultura brasileira é muito rica?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

Uma aponta que os jovens não têm mais acesso à cultura por que nao querem ter, e que as opções são diversas. Outra afirma que as atividades culturais gratuitas têm pouca divulgação, o que impede os jovens de tomarem conhecimento a respeito delas. A manutenção desses espaços também é requerida.

A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A Itália é o país que mais exerce influência cultural no mundo, seguida por França e Espanha. O Brasil aparece na sétima colocação. O ranking foi elaborado por meio de um estudo idealizado pelo U.S. News & World Report.

Ela está presente nos diferentes ritmos e. gêneros que tiveram origem em nosso país, assim como: - nos trabalhos realizados em linguagens que não.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A influência da cultura portuguesa é a mais presente na cultura brasileira, uma vez que foi Portugal quem iniciou o contato dos europeus com a cultura, até então, estritamente influenciada pelos povos originários.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Brasileiro não tem um perfil definido, somos uma mistura de muitos povos, e essa é justamente nossa maior qualidade! Tem brasileiro descendente de índio, europeu, africano, asiático… e isso se reflete na cor da nossa pele, dos nossos olhos, no estilo dos nossos cabelos e nos nossos traços.

Antes da chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, milhares de povos indígenas de diversos grupos e línguas já habitavam o território. Pode-se dizer que os primeiros elementos da cultura brasileira vieram dos indígenas.

Os portugueses
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.

Ela agrega valores, possibilita uma visão generosa do mundo e da humanidade, promove diálogo, conhecimento e lucidez. A cultura é a nossa porta de entrada no século 21, nossa melhor oportunidade de desenvolvimento sustentável e de inclusão soberana do Brasil no mundo.

A cultura é um elemento de transformação, que também pode criar possibilidades para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.

Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

12 lugares para viajar e conhecer melhor a cultura brasileira

  • SÃO LUÍS, MARANHÃO – Bumba meu boi. ...
  • BRAGANÇA PAULISTA, SÃO PAULO – Festival de Arte Serrinha. ...
  • PIRENÓPOLIS, GOIÁS – Festa do Divino Espírito Santo e Cavalhadas. ...
  • ALTAMIRA, PARÁ – Canoada Xingu.

Confira a lista dos 10 países considerados mais influentes do ponto de vista cultural: 1-Itália 2-França 3-Estados Unidos 4-Espanha 5-Grã-Bretanha 6-Japão 7-Suíça 8-Brasil 9-Suécia 10-Austrália Além disso, a revista também avaliou 80 países dentro de uma série de critérios como influência econômica, cidadania, ...