Porque a família Matarazzo faliu?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Em 1983, o grupo tentou fazer um acordo com 27 empresas para evitar a falência, que foi suspenso pela justiça após dois anos. Afundada em dívidas devido a empréstimos não saldados, a IRFM teve vários prédios penhorados, incluindo todo o parque industrial da Água Branca.

Ainda em 1900, participou da fundação do Banco Commerciali di São Paulo, sendo um dos diretores. Além da banha, produzia farinha de trigo, confeccionava roupas e criou a Tecelagem de Algodão Mariangela. Foi presidente do Banco Italiano do Brasil, permanecendo por pouco tempo.

Tudo será dividido em cinco partes entre os herdeiros de Francisco Matarazzo Junior: Maria Pia Matarazzo, Filomena Matarazzo, a Filly, Francisco Matarazzo III, Helene Matarazzo, viúva de Ermelino, e Eneida Matarazzo, viúva de Eduardo Matarazzo.

A única fábrica que restou do antigo complexo, sobrevivendo ao século XXI, era a de sabonete "Francis", vendida para o grupo Bertin, que por sua vez revendeu a marca para o grupo JBS, dono da Flora Higiene e Limpeza.

O popular sabonete Francis está sendo relançado pela controladora Flora – da holding J&F, que é dona também do JBS – sob o desafio de se tornar uma marca mais sofisticada. A Flora comprou no ano passado uma série de marcas de higiene e limpeza do Grupo Bertin e da Hypermarcas, entre elas Assim, Ox, Francis e Neutrox.

O mausoléu da família Matarazzo, o maior da América Latina, tem 20 metros de altura, 150 m2 e esculturas em bronze de Brizzolara.

A Prefeitura de São Paulo está de portas abertas para visitação. Conhecer o Matarazzo, sede do governo municipal, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo, valorizando mais um patrimônio histórico do Centro que pode ser acessado pelos moradores e visitantes da cidade.

Sobrenome italiano com origem em uma ocupação. Vem de materasso, que significa “colchão”, o que indica que o ancestral era um fabricante ou vendedor de colchões (materassi). Na Itália, é especialmente comum na Campânia e na Sicília.

Na tentativa de manter viva a tradicional marca de sabonetes Francis, criada pela família Matarazzo, o Grupo Flora, da holding J&F, investe R$ 20 milhões em rebranding.

Indústrias Matarazzo
Em 1890, Francisco Matarazzo foi para São Paulo onde começou a construção de seu império. Abriu na rua 25 de Março com os irmãos Guiseppe e Luigi a “Matarazzo & Irmãos”, onde distribuía diversos produtos. Abriu mais uma fábrica de banha, agora em Porto Alegre.

Matarazzo chegou a ser a quinta maior fortuna do mundo e o italiano mais rico fora da Itália. Seus 20 bilhões de dólares em valores de hoje seriam suficientes para garantir a sexta posição na relação de milionários da revista Forbes.

Groupe Allard

Adquirido pelo Groupe Allard em 2008, o empreendimento contará com uma imponente torre assinada por Jean Nouvel, renomado e premiado arquiteto francês, e com design interno assinado por Philippe Starck, proporcionando um encontro entre o histórico e o contemporâneo.

Neta do conde e industrial Francesco Matarazzo, Filomena foi educada principalmente em casa por tutores europeus. Aprendeu a dirigir em Paris, antes dos 15 anos, e foi uma das primeiras brasileiras a tirar habilitação. Ela não chegou a trabalhar fora e dedicou-se à família e a causas sociais.

Francisco Scarpa Filho, mais conhecido como "Conde Chiquinho Scarpa", (São Paulo, 13 de setembro de 1951) é um playboy brasileiro. É também conhecido por se envolver em polêmicas, principalmente com suas várias ex-mulheres.

O grupo Matarazzo foi escolhido como unidade do estudo de caso por ser mais representativo da situação: além de ser o mais antigo, abrange de modo mais intenso e diversificado os vários problemas relativos à implantação da indústria no Brasil.

  • Francisco Matarazzo Júnior.
  • Mariangela Matarazzo.