Porque a maternidade é tão cansativa?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

As mulheres são sobrecarregadas com as funções de mãe e de gestão da casa, além de terem que se preocupar com o fim da licença e como irão conciliar todas estas tarefas. Mesmo quando homens e mulheres têm a mesma carga horária, geralmente são elas que fazem a maior parte do trabalho em casa e do cuidado com os filhos .

"A parte mais difícil da maternidade é deixar que os filhos errem", diz Jessica Alba - Revista Crescer | Educação | Comportamento.

A verdade é que ser mãe é cansativo, exaustivo, é ter que abrir mão de várias coisas, é deixar s fazer o que gosta por conta de outra (s) pessoa, é se sentir inútil, é se sentir útil demais, é ter a sensação que está sendo explorada, é esconder o choro porque a cria está sorrindo.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Os hormônios femininos deste período estão intimamente relacionados com as emoções. Essas alterações descontroladas geram um turbilhão de sensações nas pessoas que muitas vezes são difíceis de administrar. Podem acontecer com maior frequência oscilações de humor que apresentam maior intensidade nesta fase.

Quem se sente culpado não faz nada. Permanece passivo, diz Bert Hellinger”, criador da Constelação Familiar. É preciso então aceitar a nossa vulnerabilidade, ser a melhor mãe que podemos ser a cada momento, respeitando nossas limitações, sabendo colocar limites, pedir e receber ajuda.

Brinque, passeie, abrace, dê risada, ensine, ajude, às vezes chame atenção (quando for preciso). O tempo não volta, então aproveite a maternidade ao máximo! E lembre-se: se está passando por um período difícil no maternar, tudo passa, melhora e se adapta.

A parte mais difícil de ser mãe é você perceber que não controla tudo, ter de lidar com imprevistos.

Cuidar dos filhos, da família, das atividades domésticas e do trabalho são grandes desafios da maternidade. Afinal, a chegada de um bebê modifica toda a rotina, especialmente para as mães que trabalham fora. A dúvida de estar ou não fazendo a coisa certa também é frequente.

As fases da maternidade, porém, são as mesmas:

  • A gravidez;
  • O puerpério;
  • Mãe de criança;
  • Mãe de adolescente;
  • Mãe de adulto.

Com direito a 120 dias, a mulher pode decidir se afastar por 28 dias antes do nascimento da criança ou a partir da data do parto, ou da alta hospitalar, conforme atualização na lei. A solicitação do afastamento é feita diretamente na empresa.

Veja só:

  1. Entenda que é uma fase. O bebê exige muita doação nos primeiros meses. ...
  2. Abrace a nova mulher que você se tornou. Ser mãe muda tudo na mulher, tanto física como emocionalmente. ...
  3. Ressignifique as relações. ...
  4. Não deixe de lado o autocuidado. ...
  5. Aprenda a tirar um tempo para si. ...
  6. Faça terapia.

É o caso do Burnout Materno: situação de cansaço extremo que acomete mães imersas na rotina de conciliar trabalho, filhos e vida pessoal.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.