Porque a palavra amanhã é acentuada?

Perguntado por: naragao2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

São escritas com acento gráfico as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas a(s), e(s), o(s); nos ditongos nasais em(s); nos ditongos abertos ói(s), éu(s), éi(s).

a) De acordo com a nova ortografia, os ditongos terminados em –ei e –oi, não são mais acentuados.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

Deixam de ser acentuadas as palavras paroxítonas cuja terminação é -em, e que possuem -e tônico em hiato. Isso ocorre com a terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo. Exemplos: vêem > veem.

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado.

O acento Grave é um sinal oblíquo, da direita para esquerda, posicionado acima da vogal [à] e é utilizado para marcar na escrita a ocorrência de um processo fonológico chamado Crase, quando há junção de dois fonemas vocálicos idênticos (preposição “a” + artigo “a” ou preposição “a” + pronome).

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

Tal é devido ao tal ditongo crescente que, ao invés do que acontece com os ditongos decrescentes (ou ditongos verdadeiros), pode ou não ser separado. Assim, podemos ter 'á-gu-a' (onde o acento se justifica pelo facto de ser uma palavra esdrúxula) ou simplesmente 'á-gua'.

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Lembre-se disso para guardar que jiboia também não tem acento! Brincadeiras à parte, a regra de como se escreve jiboia segue a premissa de que os ditongos abertos éu, ói, éi em palavras paroxítonas perderam o acento gráfico com a nova ortografia.

terminada em ditongo crescente. São do mesmo caso as palavras: égua, inércia, Lúcia, dúzia, microscópio, Ásia, cônscio, etc.

Quando não sabemos qual é a sílaba tônica da palavra, e isso acontece principalmente com os vocábulos que não recebem nenhum acento gráfico, podemos cometer um erro conhecido como silabada.

“História” (his-tó-ri-a) é acentuada porque é uma palavra proparoxítona (antepenúltima sílaba tônica) e todas as proparoxítonas são acentuadas. “Você” (vo-cê) é acentuada porque é uma palavra oxítona (última sílaba tônica) que termina em vogal fechada “e”.

Acento diferencial
Palavras homógrafas deixaram de ser acentuadas — ou seja, aquelas palavras que possuem a mesma grafia e pronúncia, mas significados distintos, não são mais acentuadas. Como era: pára (verbo parar), pêlo (cabelo), pélo (verbo pelar), pólo (jogo). Como ficou: para, pelo, polo (polo norte/sul ou jogo).

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

1ª) Nos acentos gráficos:
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...