Porque a palavra grátis precisa ser acentuada?
Isso acontece porque paroxítonas terminadas em O não levam acento. Se a pronúncia correta fosse com a ênfase no I, a palavra teria um hiato (gra-tu-i-to) e seria obrigatoriamente acentuada (assim como acontece em saída) o que não acontece nesse caso.
Qual é a sílaba tônica da palavra gratuito?
Gratuito é também uma palavra paroxítona. Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba tui: gra-TUI-to.
Qual a classificação da palavra gratuito?
Significado de Gratuito
adjetivo Que não se precisa pagar; que é de graça; grátis: entrada gratuita.
Por que a palavra tem acentuada?
O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.
Por que a palavra é acentuada?
Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica.
Porque a palavra não tem acento?
A lógica nos manda a não acentuar graficamente aquelas palavras cuja pronúncia está de acordo com a expectativa dos falantes. Só precisamos pôr o acento gráfico naquelas palavras cuja pronúncia foge do normal, não segue a maioria.
É grátis ou é de graça?
De graça atua como um advérbio, sendo sinônimo de gratuitamente ou graciosamente. É usada para modificar verbos: Receba de graça nosso catálogo todos os meses. Estudantes podem entrar de graça.
Porque algumas palavras não recebem acento?
As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.
Como se separa grátis?
A separação é a seguinte: gra – tui – to. Se vocês enfatizam o “i” na pronúncia, transformam a situação no chamado “hiato', e aí, na separação da palavra, ele fica sozinho, o que não pode ocorrer. Bom fim de semana a todos! Amanhã é domingo, mas teremos dicas.
Por que é sílaba tônica?
O que é sílaba tônica? A sílaba tônica de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade, isto é, a sílaba que pronunciamos com mais força. Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”.
Por que as palavras paroxítonas são acentuadas?
Palavras paroxítonas apresentam tonicidade na penúltima sílaba. Paroxítonas são as palavras que possuem tonicidade na penúltima sílaba. São acentuadas apenas as paroxítonas acabadas em: “ã(s)”, “ão(s)”, “i(s)”, “on(s)”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r” e “x”.
Qual é a sílaba tônica?
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.
Quando é que a palavra é paroxítona?
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.
Quais são as 5 regras de acentuação das palavras?
Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico
- Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
- Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
- Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
- Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
- Paroxítonas homógrafas. ...
- Palavras com trema.
Qual é a regra de acentuação das palavras?
Para acentuar de forma correta uma palavra paroxítona, deve-se observar as seguintes regras: São acentuadas as terminadas em: -l, -i(s), -u(s), r, -x, -ã(s), -ão(s), -um, -uns, -ps. Ex: fácil, plâncton, índex, tônus; Deve-se acentuar as terminadas em ditongo crescente e decrescente: régua, área, história; e.
Para que serve o uso do acento?
A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.
Qual é a única palavra que não está acentuada?
Coco (e não côco)
Coco é mais um exemplo de palavra paroxítona que não necessita de acentuação gráfica que marque a sua sílaba tônica.
Quais foram as palavras que perderam o acento?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.