Porque a parótida inchada?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Existem diversas doenças que podem provocar a inflamação da glândula parótida, tais como vírus e bactérias ou, em casos mais graves, tumores malignos ou benignos. Por isso é importante ficar atento a qualquer alteração ou sintoma para poder procurar um médico especialista para um diagnóstico adequado.

O que fazer em caso de glândula salivar inchada?

  1. tomar mais água;
  2. garantir uma boa higiene bucal;
  3. fazer compressas mornas;
  4. fazer massagem nas glândulas salivares;
  5. consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  6. uso de antiinflamatórios;
  7. uso de analgésicos;
  8. uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Os sintomas do câncer de parótida podem incluir um nódulo ou massa na região da parótida, dor, fraqueza facial, dificuldade para falar ou engolir e perda de peso inexplicável. Quanto mais precoce for o diagnóstico de câncer, melhor será o tratamento e o controle dessa condição.

Otorrinolaringologista

Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.

O que é: É uma doença viral aguda, também conhecida como papeira, causada pelo paramyxovirus. É caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.

Pode haver várias causas para o inchaço nos lóbulos das orelhas. Algumas causas comuns são piercings na orelha, picadas de insetos, lesões, alergia ao níquel, mastoidite, abcessos e celulite. A melhor forma de tratamento depende da causa principal do problema.

Na região atrás da orelha, ela pode se formar devido a quadro de infecção ou inflamação pelos quais o organismo está passando. Pode ser provocada por condições como otite, conjuntivite, amigdalite, sarampo e outras, que causam um aumento do volume de trabalho dos gânglios linfáticos.

As ínguas que se formam na região do pescoço podem ser decorrentes de diferentes causas. Como dito, geralmente estão relacionadas com inflamações e infecções, por isso, elas podem se manifestar em diferentes quadros benignos, não gerando qualquer complicação maior para a saúde.

O mais importante é uma boa alimentação, hidratação e principalmente repouso. Além disso, a pessoa doente deve ficar em casa e evitar o contato com outros durante nove dias após o início da doença.

A glândula produz a saliva que, através de um canal bem fino, chega à boca e se mistura com a comida para conseguirmos fazer o processo de mastigação e digestão. Essa obstrução causa um acúmulo da saliva atrás do ponto obstrutivo gerando proliferação bacteriana, sinais inflamatórios e inchaço.

Nos dias seguintes, é relatado que 95% dos pacientescom caxumba apresentam edema doloroso de parótida. O edema da glândula parótidapode durar até 10 dias, com recuperação completa de todos os sintomas em poucassemanas.

O diagnóstico da doença é eminentemente clínico-epidemiológico. Existem testes sorológicos (Elisa, inibição da hemaglutinação e fixação do complemento) ou de cultura para vírus, porém não utilizados como rotina.

Os tratamentos clássicos para a obstrução do ducto da parótida podem ser divididos em duas categorias: 1) a obstrução pode ser tratada através de rota intra-bucal; 2) a obstrução não pode ser acessada pela cavidade oral, requerendo ligação ductal ou paroidectomia através de acesso extra-oral.