Porque a pessoa ronca de boca fechada?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Quem tem o maxilar mais recuado tem mais chances de roncar porque a língua cai mais para trás, obstruindo as vias aéreas. Para saber se esse é o verdadeiro problema, procure um médico.

Procure dormir de lado, evitando a posição que é conhecida por causar o ronco; Levante a cabeceira da sua cama alguns centímetros; Utilize tiras elásticas, que grudam na ponte do nariz, com o objetivo de ampliar as narinas; Você pode utilizar descongestionantes para abrir as vias aéreas.

O ronco pode ser classificado em três níveis de acordo com a intensidade do ronco (I-III), que vai de ronco ocasional (I) a ronco que pode ser ouvido do lado de fora do quarto (III).

Na prática, o ronco só acontece enquanto dormimos, porque os músculos do pescoço ficam relaxados e diminuem o espaço de passagem do ar. Por isso, o ruído é provocado. Até certa medida, isso pode acontecer devido à posição em que a pessoa dorme. Portanto, é normal.

otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

Existe mais de um tratamento para ronco e a indicação do mesmo deve ocorrer após diagnóstico preciso de um otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Opções como cirurgias nas vias respiratórias, aparelho intra-oral e até mudanças de hábitos diários, podem colaborar para melhora do quadro.

A melhor posição para que não ocorra uma obstrução de ar é de lado ou de bruços. Isso evita a obstrução das vias nasais e, por conta disso, a intensidade dos roncos diminui consideravelmente, nos casos não patológicos.

Os sprays nasais, como Nasonex ou Sillenzz, hidratam e lubrificam a boca e a garganta reduzindo a vibração das vias aéreas e facilitando o fluxo de ar, o que ajuda a reduzir o ronco ou a parar de roncar.

Roncar não é normal! Roncos estão relacionados com doenças e distúrbios respiratórios do sono. O ronco, é caracterizado pela vibração das vias aéreas (principalmente da faringe), pode estar relacionado a problemas de saúde sérios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

A causa do ronco alto pode ser a flacidez nos músculos da garganta, uma amidalite, as adenoides muito grandes, o desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, ingestão de álcool pois relaxa a musculatura, obesidade e acúmulo de gordura na região cervical, tabagismo, refluxo gastroesofágico, problemas na ...

Tratamento para apneia do sono

  1. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  2. Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  3. Evite dormir de barriga para cima;
  4. Tratar doenças do nariz e garganta.

Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual; e irritabilidade.

Faça exercícios de respiração nasal. Durante o dia, pratique a respiração nasal. Em alguns casos, a pessoa dorme de boca aberta porque já possui uma tendência de respirar pela boca quando está acordada. Existem vários exercícios que ajudam a pessoa a se acostumar com a respiração correta.

O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal. Indivíduos com excesso de peso ou obesidade são mais propensos a ter apneia do sono. No entanto, também pode ocorrer em pessoas magras.