Porque a semana começa no domingo?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

Entretanto, posteriormente estabeleceu-se que domingo é o primeiro dia da semana na Antiguidade, porque foi quando Jesus ressuscitou. Desse modo, o evento sagrado superaria a importância do sábado judaico. Mais ainda, no livro dos Atos do Apóstolos há relatos da prática do domingo como primeiro dia da semana.

Considera-se a segunda-feira como o primeiro dia da semana, e o domingo o último. Além disso, o primeiro dia do mês necessariamente segue a ordem dos dias da semana. Por exemplo, se o dia 31 é uma terça-feira, o dia 1° do mês seguinte será uma quarta-feira.

Sendo assim, para outras áreas, dias úteis são aqueles apenas de segunda a sexta-feira. Apesar disso, a determinação dos dias da semana parte de uma padronização estabelecida em 2004 pela Organização Internacional de Padronização. Sobretudo, determinaram que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

De forma bem direta, oficialmente o primeiro dia da semana é o domingo mesmo, mas comercialmente consideramos a segunda-feira. A segunda-feira é o 1° dia útil considerado o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Depois que Deus criou todas as coisas, Ele descansou no sétimo dia e ordenou que fosse separado um dia a cada semana para descanso e para ajudar as pessoas a se lembrarem Dele (Êx. 20:8–11).

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.

Por ordenação de trabalho, lazer e pela norma ISO, a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

terça-feira, terceiro dia da semana.

Jesus não deseja abolir o sábado, mas quer curá-lo do que tenha se tornado. Jesus queria que aqueles homens, ali presentes, entendessem a importância de se fazer o bem em qualquer momento. Nós não podemos ser escravos, pois Deus nos criou livres para praticarmos somente o bem a qualquer tempo.

A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

Conforme o artigo 67 da CLT, o trabalho aos domingos e feriados é proibido, exceto em funções que exijam esse horário. E, nesses casos, a legislação também prevê direitos ao funcionário. Art.

Origem no latim
Se hoje usamos "feira" em todos os dias de semana, é porque esse termo vem do latim feria, que por sua vez queria dizer "dia de descanso". E é aqui que você se pergunta: se essa é a palavra usada para descanso, por que não usamos no final de semana em vez dos dias de semana?

As escrituras referem-se à Segunda Vinda como um “grande e terrível dia”. (Malaquias 4:5) Como ele pode ser grande e terrível ao mesmo tempo? O Presidente Ezra Taft Benson afirmou: “A vinda [do Salvador] será tanto gloriosa quanto terrível, dependendo da condição espiritual daqueles que restarem”.

"Para algumas pessoas, a segunda-feira pode ser pior porque elas vivem para trabalhar, em vez de trabalharem para viver", explica Trent. "Abrir o temido e-mail depois de um fim de semana pode parecer uma tarefa que vai tomar metade de um dia inteiro."