Porque a vingança pertence a Deus?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O salmista mesmo não faz justiça com as próprias mãos e nem se vinga do mal que lhe foi feito, mas roga que Deus lhe faça justiça e o vingue, permitindo que o castigo recaia sobre os maus e injustos, ou seja, o salmista apela que Deus, como o senhor da história, exerça seu poderoso senhorio sobre os povos.

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

Nós não precisamos ser justiceiros nem fazer justiça com as próprias mãos, mas o nosso coração não pode se calar diante de qualquer injustiça. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

Esse ditado popular significa que para se vingar a pessoa tem que esperar, tem que ter paciência, ou seja, se a pessoa esperar para poder comer e tiver paciência, a comida acaba esfriando, daí o ditado.

Perdoar é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Por mais que você tenha sido machucado e por pior que tenha sido essa decepção, o perdão pode te libertar do rancor e da amargura.

6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; vede que não vos aassusteis, porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá afomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Salmo 94 – Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.

As consequências da vingança (seja na forma de desejo ou de ação) são devastadoras. 1) Não desfaz o mal sofrido no passado. 2) Não ajuda a superá-lo. Pelo contrário, agrava o sentimento de rancor.

A melhor vingança é o esquecimento.
Confúcio dizia com grande sabedoria que, antes de começarmos a jornada da vingança, devemos cavar duas sepulturas: a nossa e a do nosso adversário.

Consoante os pontos de vista, a vingança pode ser considerada como uma ação altruísta, impondo justiça de forma supralegal, ou ainda de forma egoísta, à medida que o autor da vingança tomaria o papel do Estado de forma injusta.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

O Senhor prometeu a Moisés que o Seu braço estendido resgataria os israelitas do cativeiro no Egito (Êxodo 6:6). Ele cumpriu aquela promessa, embora Seu povo frequentemente rebelde duvidasse (14:30-31). O poderoso braço de Deus está estendido também para nós.

Praticar a justiça e andar humildemente com Deus significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiéis. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Deus, faz convênios com Ele e guarda esses convênios.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  • Conheça mais sobre o Senhor. ...
  • Obedeça aos seus mandamentos. ...
  • Exerça o amor ao próximo. ...
  • Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  • Tenha alegria em servir à Deus. ...
  • Glorifique a Deus com suas ações.

Avançando na profundidade com Deus
A medida que andamos com Deus as águas do Senhor vai preenchendo o nosso ser. A cada distância percorrida da nossa caminhada com Ele, o Senhor nos para para ver até onde estamos com Ele. Ele nos sonda para ver até aonde estamos chegando.

Romanos 8:31 (Se Deus é por nós quem será contra nós) - Bíblia.

O significado é com os dicionários. A origem é o Latim VINDICARE, “liberar, clamar, tomar desforra”, relacionado a VINDICTA, “vingança”, provavelmente de VIM DICTA, “mostrar autoridade”, de VIM, “força”, mais a raiz de DICERE, “dizer”.