Porque a vista é mais barato?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Um pagamento parcelado, por exemplo, pode significar custos maiores, pois o dinheiro tem valor no tempo. Assim, o preço do tempo — assim como dos riscos — é frequentemente dado na forma de juros. Por isso, é comum que o pagamento à vista seja mais barato, enquanto o pagamento parcelado apresente juros.

Já compras à vista são mais vantajosas quando o desconto oferecido nesta modalidade supera os possíveis rendimentos de um investimento de renda fixa e/ou os juros de cada parcela são maiores que estes mesmos rendimentos que podem ser obtidos.

Vantagens de aceitar pagamento à vista
Isso, sem considerar quando o cliente paga em dinheiro. Neste caso, é dinheiro no caixa naquele mesmo dia; Menores taxas nas maquininhas: tanto para pagamento no débito quanto no crédito, as taxas das maquininhas são mais baixas quando a venda é feita à vista.

O pagamento à vista é feito de forma integral no momento da compra, ou seja, sem parcelamento. Mas, mesmo para pagamento à vista é preciso ter um planejamento financeiro. Isto porque no momento da compra você pode até ter o dinheiro na conta, mas depois pode acabar precisando dessa quantia em alguma emergência.

A compra à vista é praticamente um consenso entre especialistas e educadores financeiros como sendo a melhor opção na hora de efetuar uma compra.

Os especialistas alertam que a prática de sempre parcelar as compras pode ser uma armadilha. Porque abusar dos parcelamentos é sempre uma via rápida para o descontrole. O consumidor acaba não avaliando sempre se ele realmente tem necessidade daquele produto e como ficará sua situação financeira futura ao comprá-lo.

Parcelar pode se tornar um vício
Ao olhar o orçamento, com o tempo é provável que se enxergue apenas o valor da parcela. E de muitas parcelas. E o estrago normalmente estará bem grande. O impulso e a falta de controle poderão levá-lo a criar outros parcelamentos e a comprometer sua renda de forma perigosa.

Ou seja, atualmente, vale mais à pena comprar o imóvel à vista do que financiado. Além disso, se você não possui uma boa disciplina financeira para deixar o seu dinheiro aplicado ou não consegue conviver com uma dívida por muitos anos, o ideal é financiar menos, afinal, o seu conforto psicológico é o mais importante.

Essa é uma dúvida muito comum. Comprar à vista, segundo a maioria dos especialistas, é a melhor opção quando você tem o dinheiro disponível. Já que pode garantir um desconto para que você possa economizar. Entretanto, em alguns momentos usar o cartão de crédito pode ser necessário e mais vantajoso.

Se os juros do pagamento parcelado forem superiores ao rendimento da aplicação, pagar à vista sai mais barato. Por outro lado, se o rendimento da aplicação superar os juros, é mais econômico aplicar o valor total da compra e ir pagando as parcelas enquanto o dinheiro investido rende.

- Juros altos: quando você parcela compras, precisa ter em mente que parte da sua renda mensal nos meses seguintes fica comprometida. Se você tiver algum imprevisto em um mês e não conseguir pagar a fatura, ainda terá como desvantagem o pagamento de juros.

No entanto, a partir da publicação da Lei 13.455/2017, foi autorizado, de forma definitiva, que os estabelecimentos comerciais praticassem preços diferentes em função da forma de pagamento escolhida pelo consumidor e do prazo de pagamento.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também.

É comum vermos em etiquetas de preços de alguns produtos dois valores, um se pagarmos todo o produto na hora, que chamamos de preço à vista, e outro se pagarmos parcelado, que chamamos de preço a prazo.