Porque ainda não saiu o resultado do Fies 2023?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O resultado do Fies 2023 está previsto para ser divulgado hoje (14). Os aprovados terão de amanhã (15) a 17 de março para complementar as informações da inscrição. Os não aprovados estarão automaticamente inscritos na lista de espera, que começará a convocar os participantes a partir do dia 21 de março.

O resultado do Fies 2023/2 foi informado nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). A pré-seleção poderá ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Confira!

No caso do Fies 2023/2, podem participar os candidatos que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e obtiveram, pelo menos, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação. A prioridade do programa é disponibilizar financiamentos a estudantes de baixa renda.

Assim que o Fies encerra o processo seletivo, não demora quase nada para divulgar os resultados. Em pouco mais de dois dias depois de finalizada seleção, o candidato já pode entrar no site do Fies Seleção, digitar seu CPF e senha e ver se obteve o financiamento ou não.

A etapa vai até o dia 18 de maio. Para saber se você é um dos aprovados, basta acessar o portal oficial do Fies e acompanhar a convocação por este link.

Uma vez na lista de espera do Fies, o candidato deve olhar a plataforma todos os dias. O sistema não entra em contato para avisar se você conseguiu o financiamento. Além disso, os prazos para a confirmação da vaga e entrega de documentos costuma ser bem curto. Portanto, fique atento!

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023.

23 horas e 59 minutos

A eventual pré-seleção dos CANDIDATOS participantes da lista de espera ocorrerá no período de 18 de julho de 2023 até as 23 horas e 59 minutos de 29 de agosto de 2023, observado o horário oficial de Brasília/DF. 6.3.

O percentual da mensalidade que vai ser financiada pelo Fies é definida por meio de uma fórmula complexa que leva em conta fatores como a renda familiar e o comprometimento dessa renda com a mensalidade, entre outros. A dívida desse financiamento só começa a ser quitada depois do término do curso, em parcelas mensais.

Pelo https://sifesweb.caixa.gov.br. Realize seu cadastro, o boleto está disponível na opção CONTRATO FIES > CONTRATO > BOLETO(S) EM ABERTO; Aplicativo FIES; Por meio do Alô CAIXA: 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 104 0 104 para demais regiões.

Quem não precisa de fiador para participar do programa:
Estudantes matriculados em cursos de licenciatura; Estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.

O valor da parcela não é uniforme para todas as pessoas: depende de uma série de fatores, como valor da mensalidade, duração do curso, percentual que foi financiado (se 50%, 75% ou 100%). Depende também da renda do estudante. O fato é que o valor da parcela não pode ser maior do que 10% de sua renda.

A convocação da lista de espera do Fies 2023/2 terá início hoje, 18 de julho. Os estudantes poderão ser pré-selecionados até o dia 29 de agosto. A lista sairá no site do programa.