Porque alguém se junta a uma tribo?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Uma tribo é composta por pessoas com interesse em comum e uma forma de se comunicar. Essa comunicação pode acontecer de líder para tribo, de tribo para líder, de membro da tribo para membro da tribo e de membro da tribo para alguém de fora.

Sensação de pertencimento – esse é provavelmente o aspecto de maior destaque quando se trata desse assunto, principalmente quando se leva em consideração que a maioria das tribos são formadas por pessoas jovens, que a todo o momento estão buscando fazer parte de algo para não ficar isolado do mundo.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Como você pode notar, cada tribo tinha uma função individual, porém, todos dependiam de todos, ou seja: era uma nação harmoniosa que se completava. Nenhuma tribo era auto-suficiente ou individualista, mas todos trabalhavam para o bem comum da nação.

O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

O cacique, assim como o pajé, é um dos membros mais importantes da tribo, sendo responsáveis pela ordem e bom funcionamento da comunidade indígena. Saiba mais sobre Cacique.

No geral, esse fenômeno surge da necessidade dos jovens de se agruparem, pertencerem a um grupo e criarem uma identidade. As tribos urbanas caracterizam um fenômeno juvenil dos grandes centros, as quais se multiplicaram nas últimas décadas.

Tribo (do termo latino tribus) é um tipo de agrupamento humano unido pela língua, costumes, instituições e tradições. O termo era, originalmente, empregado para designar cada uma das trinta divisões da Roma Antiga (mais tarde, trinta e cinco) formadas por cidadãos plebeus.

As tribos são importantes contextos de desenvolvimento, sendo o estilo musical, a imagem estética e as práticas de lazer os principais elementos definidores de cada uma; que cada tribo desenvolve mecanismos internos e externos de preservação de sua estrutura semiótica, marcando sua diferença social em relação às demais ...

O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.

Resposta verificada por especialistas
Podemos afirmar que existem poucas tribos indígenas no Brasil porque muitas foram dizimada ao longo dos últimos séculos, primeiramente em função das doenças trazidas pelos portugueses, e segundo pelas guerras.

A terminologia tribo está associada a povos primitivos, que estão em atraso e não seguiram a linha da evolução. Para os povos indígenas o lugar que remete a unidade e constitui sua forma de organização social, é a aldeia.

Principais sinônimos de tribo: 1 clã.

Tribos urbanas ontem e hoje: conheça 35 grupos que fazem história na sociedade.

O cacique é o líder ou chefe das tribos indígenas brasileiras. Quem é o cacique entre os povos indígenas do Brasil?