Porque algumas pessoas são revistadas no aeroporto?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

A busca é feita por agente de proteção da aviação civil (Apac). Para o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), autor do projeto, a revista pessoal aleatória representa um abuso de poder por parte das autoridades aeroportuárias, que submetem os cidadãos a situações humilhantes.

Como é feita a segurança nos aeroportos? Para detectar substâncias proibidas, como explosivos e drogas, existem três equipamentos básicos: detector de metais, raio X e detector de traços, que indica vestígios de explosivos e drogas no corpo e nas roupas dos passageiros.

O equipamento usa o mesmo mecanismo de ondas milimétricas existente nos scanners corporais convencionais. Porém, a verificação é feita a partir de uma espécie de radar que lança feixes sobre a pessoa enquanto ela caminha e mede como as ondas se espalham em resposta.

Dicas para passar na revista do aeroporto

  1. Pense em sua roupa. ...
  2. Pense no sapato. ...
  3. Cuidado com a bagagem de mão. ...
  4. Carregue seus documentos. ...
  5. Seja gentil. ...
  6. Onde se hospedar.

A revista dos passageiros acontecerá tanto em local público quanto privado, essa escolha será feita tanto pelo revistado quanto pelos agentes e deve ter alguém como testemunha. Caso o passageiro se recuse a passar pela revista física, ele poderá ser proibido até mesmo de acessar a área de embarque.

Ao contrário de abordagens policiais na rua, a administradora do aeroporto informa que não é permitido filmar os agentes do aeroporto fazendo a revista, o que causa mais um estranhamento.

Agora é preciso retirar o notebook da bagagem de mão para passar pelo Raio-X. Isso porque esses computadores dificultam a visão dos outros objetos que estão nas malas. O passageiro também pode ter que abrir a bagagem de mão para uma inspeção.

Anac – AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
Agência reguladora do setor, responsável pela normatização e fiscalização do cumprimento da legislação de aviação civil pelas empresas aéreas e operadores aeroportuários. Contato: www.anac.gov.br/faleanac ou disque 163.

Os fios de cobre presentes ali estão conectados em um equipamento sonoro, abastecido pela corrente elétrica, que pulsa 60 vezes por segundo. Se em um dos pulsos da corrente se altera (pela presença do metal), o aparelho percebe a mudança e apita.

A maioria dos detectores de metais consegue detectar pequenas partículas de metais ferrosos. Os metais não ferrosos como o alumínio, o cobre e o chumbo não são magnéticos, mas são bons condutores elétricos.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Pulseiras e colares de metal
Lembre-se de que vai ter de retirar todos os acessórios - relógio, anéis, colares, brincos, pulseiras, ganchos e cinto - quando passar no controlo de segurança. Por isso simplifique este processo e leve apenas o essencial para o embarque.

O QUE POSSO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO? Na sua mala pequena, você pode levar as suas roupas, sapatos, acessórios como chapéu, cinto, brincos, colares e anéis sem valor, chapinha e secador.

O conjunto é uma ótima opção para se usar como aerolook, ele é super prático e estiloso. Para obter mais conforto durante o voo, opte por tecidos leves e arejados, como de algodão por exemplo. O conjunto pode ter diversas modelagens e estampas que podem transitar entre cores lisas, animal print ou riscas de giz.

- Identifique bem a mala, informando nome, endereço e telefone. Faça isso não só por fora, mas também por dentro, pois a etiqueta que fica na alça pode rasgar ou cair. - Coloque fitas coloridas (curtas, para que não prendam na esteira) ou adesivos que ajudem a reconhecer a bagagem.

Detector de traços
Quando um passageiro passa pelo aparelho, ele sopra um vento que empurra as mini partículas presas em nosso corpo para um coletor, onde é analisado automaticamente. O aparelho tem uma lista de substâncias proibidas, apitando a qualquer traço delas.