Porque Araújo tem acento?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Araújo tem de ser acentuada na letra u, porque é tónica e para se conseguir o hiato entre a e u.

A justificativa para a letra "é" ter acento pode ser a diferenciação em relação a outros casos do uso da letra. É, do verbo ser, possui uma pronuncia mais aberta que o "e", geralmente usado para atribuir o sentido de adição de uma ideia a uma frase.

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

De acordo com as regras, não se acentuam os hiatos seguidos de L, M, R, Z e dígrafo NH. A palavra LUIZ possui um hiato UI seguido de Z. Por isso, não recebe acento gráfico. Outros exemplos: rainha, paul, raiz, juiz, cair, ruim, bainha.

Em acentuação, a regra dos hiatos diz que são acentuadas as letras "i" e "u" fortes quando formam hiato com a vogal anterior. É o caso de Luís, Luísa e Luíza.

as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí.

A forma correta é juiz. Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.

Em juízes, o i deixou de fazer parte da última sílaba e passou a formar sozinho uma sílaba: ju-í-zes. Por este motivo é acentuado. 8 - Por que a palavra escrivã, que é oxítona, não é acentuada?

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.

Abraços. Permite uma ressalva: as palavras saci, tupi, caqui e abacaxi são oxítonas, entretanto não recebem acento porque não há hiato. A regra das oxítonas é clara: acentuam-se as oxítonas terminadas em A E O.

Por que então açaí recebe o acento? Porque temos um hiato (duas vogais em sílabas separadas: a-ça-í) e a regra diz que devem ser acentuadas as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato), quando formam hiatos.

O certo é CAJU. As palavras oxítonas terminadas em “u” não têm acento agudo. A regra das palavras oxítonas ( =sílaba tônica na última sílaba) manda acentuar graficamente só as terminadas em “a”, “e” e “o “, seguidas ou não de “s”: A(s): sofá, sabiá, atrás, aliás...

Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.

Consulta: Gostaria de saber a grafia correta do nome Luiza/Luisa. Resposta: Embora exista a grafia ”Luíza” ou mesmo ”Luiza”, forma feminina de ”Luiz” [com Z e sem acento], a grafia gramaticalmente correta e atual é com S e acento agudo: ”Luísa” (variação: Luíse), masc.

O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado só regista Luísa (com s e com o í acentuado), referindo que vem do francês Louise. Também o «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves apenas regista Luísa.

O nome "Luís" é histórico, usado por reis da França, e sua grafia correta, pela regra, é Luís, diminutivo Luisinho, feminino Luísa — com S e com acento.

1. Palavras oxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na última sílaba, como soFÁ, voCÊ, aQUI, paraBÉNS, cascaVEL, uruBU, amarRAR.

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona. Todas as palavras paroxítonas ou graves com o ditongo "oi" na sílaba tónica perdem o acento gráfico.

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.