Porque as empresas estão deixando o Brasil?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O Brasil tem um sério problema de competitividade. O custo Brasil é elevado e a produtividade é baixa”, destaca Victor Scalet, estrategista macro da XP Investimentos. Ainda que a pandemia tenha afetado o mundo todo, há indícios de que o interesse de investir no Brasil diminuiu muito em relação a outros países.

Diversos fatores podem ter alguma influência em situações como essa, mas o principal, com certeza, é a falta de Governança e Gestão de Riscos.

A explicação para a crise nas empresas está principalmente na alta dos juros e na redução da oferta de crédito. A Selic (taxa básica de juros, definida pelo Banco Central) era de 2% em janeiro de 2021.

Quais os desafios das micro e pequenas empresas?

  1. Apoio financeiro. A maior parte dos microempresários brasileiros abriu o negócio por necessidade. ...
  2. Burocracia excessiva. ...
  3. Carga tributária. ...
  4. Conquistar novos clientes. ...
  5. Gestão Orçamentária. ...
  6. Gestão de Pessoas. ...
  7. Implementar novas ferramentas e tecnologias.

Mais de 730 mil empresas já fecharam no país em 2023.

Entre as principais razões por que as empresas fecham, especialmente nos primeiros anos, estão questões variadas, ligadas a planejamento e gestão, mas também a questões de vendas, como precificação, análise de mercado e estruturação de equipes.

Conheça os seis principais fatores e motivos para falência de uma empresa, segundo uma Assessoria Contábil

  • 1 – Falta de conhecimento. ...
  • 2- Falta de preparação. ...
  • 3 – Deficiências na gestão! ...
  • 4 – Falta de comunicação. ...
  • 5 – Falta de identidade. ...
  • 6 – Falta de controle financeiro, um dos principais motivos para falência.

A decisão de fechar lojas, segundo Gamboa, tem relação direta com os juros altos, a escassez de crédito e a situação econômica das famílias.

Problemas no ambiente (pandemia)
Mais de 40% citaram explicitamente como um dos principais motivos para o fechamento da empresa a pandemia da Covid-19; Entre as empresas fechadas, foi menor a proporção dos que tentaram empréstimo e foi menor a proporção dos que conseguiram.

Marcas emblemáticas, como a Oi (OIBR3); o Grupo Petrópolis — dono da cerveja Itaipava —; a marca de roupas Amaro; e a livraria Cultura deixaram claro para todo o mundo a sua dificuldade em pagar as contas, entrando com pedidos de recuperação (judicial e extrajudicial) e até mesmo declarando falência.

O primeiro semestre de 2023 está sendo de encolhimento de lojas das cinco grandes marcas

  • CINCO MARCAS. A partir de notícias envolvendo Renner, TaQi, Americanas, Tok&Stok e Marisa, o Portal Martin Behrend organizou um levantamento. ...
  • TAQI. ...
  • RENNER. ...
  • AMERICANAS. ...
  • MARISA. ...
  • TOK&STOK.

Para a grande maioria das empresas atualmente, um dos maiores obstáculos é lidar com a concorrência. Por causa do mercado cada vez mais competitivo, conseguir um bom posicionamento de mercado está cada vez mais difícil. Algo que pode ajudar nessa situação é conhecer o seu concorrente.

Menos de 40% das empresas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos, segundo dados de 2021, do IBGE.

Fica então a posição majoritária de que empresas estatais, sejam elas prestadoras de atividade econômica ou prestadoras de serviço público, não podem ser atingidas pela falência.

O empresário ficará inabilitado de exercer outras atividades empresariais até que aconteça a finalização da sentença e pode depender de autorização judicial para acessar ou administrar bens. Já os funcionários serão considerados como demitidos sem justa causa.