Porque as pessoas se filmes chorando?

Perguntado por: epilar5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quando estamos assistindo a algum filme, as emoções são afloradas devido a um “bug” no nosso cérebro, já que ele não consegue diferenciar o que é um filme de o que é real. O fenômeno que nos permite sentir emoções ao assistir a um filme ou a uma série acontece devido ao neurotransmissor [ocitocina].

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

A psicóloga salienta que estresse intenso e crises de ansiedade também podem estar por trás. O indivíduo pode ter chegado a um limite de sofrimento emocional e o choro frequente é sinal de estafa psíquica.

Efeito dos filmes e séries no cérebro
Todas as produções têm gatilhos mentais que induzem você a se sentir de determinada maneira. Assim seu corpo, muitas vezes, reage como se fosse você vivendo aquela situação e não apenas o personagem, de forma que ele libera substâncias “propícias” àquela situação.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Stanford, na Califórnia, as pessoas que suprimem suas emoções reagem de maneira mais exagerada à pressão e ao estresse, sem falar que sofrem um aumento na pressão arterial superior do que aquele experimentado por pessoas ansiosas.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A resposta é: depende. Se chorar demais é normal, não chorar muito também pode ser. O importante, aqui, é olhar com cuidado para os sentimentos.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

O choro fácil é um sinal de que a pessoa pode estar com depressão. No entanto, somente chorar não significa que a pessoa tem o transtorno. Logo procurar ajuda profissional é importante, pois existem muitos motivos para fazer terapia para ajudar a tratar traumas e transtornos.

Como controlar as emoções e não chorar em momentos que parecerem o fim?

  1. Recorra a técnicas para acalmar-se.
  2. Reforce as suas qualidades.
  3. Entenda as origens das suas dificuldades emocionais.
  4. Administre a ansiedade.
  5. Comunique-se com clareza.
  6. Busque ajuda quando necessário.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

De acordo com pesquisadores, assistir a filmes de terror pode ajudar a aliviar nossa ansiedade enquanto nos torna mais resilientes. Segundo o estudo, o cinema de terror nos ajuda a lidar com nossos medos, em um ambiente totalmente controlado, para que depois possamos fazer o mesmo na vida ...