Porque às vezes me acho feio e às vezes bonito?

Perguntado por: holiveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Para descobrir o formato do rosto, deve-se prender o cabelo e fotografar o rosto. Depois, olhando para a foto, deve-se imaginar duas linhas que dividem o rosto: uma na vertical, que divide o rosto na metade "esquerda" e "direita", e outra na horizontal, que divide o rosto em "cima" e "baixo".

Resposta verificada por especialistas. As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Nós passamos nossas vidas vendo nossos rostos no espelho e ficamos acostumados a ver nosso rosto daquela forma. Então quando nós revertemos aquela imagem, não parece ok. Ninguém tem o rosto perfeitamente simétrico. O espelho reflete uma imagem oposta do seu rosto, enquanto a foto reflete a imagem real.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Nem todo jovem passa por ela, mas é uma situação absolutamente normal, pois é uma etapa na qual a pessoa muda o jeito de agir e acontecem alterações no humor e no corpo.

Feiura (FO 1943: feiúra) ou fealdade é uma característica de um ser vivo ou inanimado, cuja aparência é visualmente desagradável e resulta numa avaliação desfavorável. Um Ser feio é um Ser não atraente, mas sim repulsivo, ou até mesmo ofensivo, aos que partilham ou não dos mesmos valores culturais.

Observe a linguagem corporal.
Trata-se não apenas de um modo de saber se ela o acha fofo ou não, mas de ter uma noção completa de como a garota se sente no momento. Procure por sinais positivos, como: Toque nos braços e nas costas. Sorrisos frequentes.

Acontece que, com a proximidade da câmera, a lente pode fazer com que alguns traços pareçam maiores do que são na vida real. Um flash forte também pode "prejudicar" seus traços, especialmente se a foto for tirada em um quarto escuro, tornando o rosto brilhante e oleoso.

Seja por vaidade ou apenas para dar uma verificada no visual, todos nós damos algumas paradinhas em frente ao espelho diariamente. Mas esse hábito, por vezes tão natural, pode representar mais riscos do que trazer benefícios para nossa saúde mental.

1 - Bella Hadid - 94.35%