Porque chama moda de viola?

Perguntado por: oagostinho2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os religiosos a utilizavam para a catequese dos indígenas e para acompanhar os ofícios religiosos. No sertão brasileiro, recebeu o nome de viola caipira, viola cabocla ou viola brasileira.

A viola chegou ao Brasil pelas mãos dos jesuítas, que tocavam o instrumento para encantar os indígenas, especialmente os curumins. Um dos seus mais famosos tocadores dessa época foi José de Anchieta. Logo, o instrumento se interiorizou, e nas mãos dos trabalhadores do campo, ganhou o nome de viola caipira.

A música sertaneja tem sua origem no início do século XX, com as modas de viola. O instrumento musical chegou ao Brasil no período colonial. O responsável por criar o gênero musical sertanejo foi Cornélio Pires.

Jorginho do Sertão

“Jorginho do Sertão” foi a primeira moda de viola gravada no Brasil. Isso em 1.929. Jorginho do Sertão faz parte do folclore paulista e foi adaptada por Cornélio Pires, grande incentivador da cultura caipira e folclorista, e interpretada por Caçula e Mariano, com gravação em disco de 78 rotações (ou rpm).

Foi em 1929 que a dupla Mariano e Caçula gravou a primeira moda de viola do país, Jorginho do Sertão. A primeira música caipira gravada foi uma moda de viola.

A moda de viola é uma narração feita em ritmo recitativo, onde o cantador tem que contar uma história. A melodia é solta, como se fosse uma poesia falada com acompanhamento musical. É caracterizada pela viola solada acompanhando a melodia das vozes. A música O Rei do Gado é um bom exemplo.

Sertanejo raiz/caipira, moda de viola antigas.

Resumos. A viola é um instrumento que veio ao Brasil com as primeiras levas de colonizadores e jesuítas. Utilizado como ferramenta na catequese, esse instrumento, aos poucos, foi ganhando a cara da nova terra nas mãos de bandeirantes, tropeiros e cantadores.

– Ao contrário da viola clássica e do violino, a viola caipira requer o uso de palhetas e/ou dedeiras para ser tocada, enquanto os outros dois necessitam da fricção das cordas para que o som seja ouvido.

Veja a seguir uma lista com alguns dos instrumentos que tem o aprendizado considerado mais difícil para iniciantes:

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

No Brasil existem diversos instrumentos de cordas dedilhadas que são denominados viola, muitas vezes referindo-se ao mesmo instrumento, porém com nomes diferentes: viola caipira, viola sertaneja, viola cabocla, viola nordestina, viola de festa, viola de feira, viola de fandango, viola de folia, viola de dez cordas, ...

A moda de viola tem seus temas prediletos, que embalam as serestas no interior do país. De modo geral, podemos dividi-los em três aspectos. O primeiro dos temas da moda de viola fala do estilo de vida e da rotina dos boiadeiros e lavradores.

Portugal

A viola caipira é um instrumento de origem de Portugal. É oriunda da viola portuguesa – que veio dos instrumentos árabes, como o alaúde –, e já fazia sucesso no Velho Mundo antes de os povos lusos aportarem por aqui.

Por curiosidade, também vale lembrar que quem toca violino é um violinista e quem toca viola clássica é um violetista.

A casa de leilões Sotheby's, de Londres, anunciou que vai leiloar uma das poucas violas Stradivarius que ainda restam no mundo – podendo arrecadar US$ 45 milhões (cerca de R$ 102 milhões) com o instrumento musical.

Marcus Biancardini – Considerado atualmente o melhor violeiro do mundo, Biancardini teve seus primeiros contatos com a viola nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Aos 15 anos ganhou sua primeira viola.

Música Caipira
Foi Cornélio Pires, compositor e empresário de Tietê (SP), que apostou pelo sucesso comercial deste gênero musical. Por sua iniciativa, em 1929, foi realizada a primeira gravação do tema “Jorginho do Sertão”, de sua autoria, registrada pela dupla Mariano & Caçula.

Roda de viola: jogos musicais no ensino coletivo de viola caipira.

Música sertaneja

Música sertaneja é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910 por compositores urbanos e rurais. As músicas podem ser chamadas genericamente de modas e emboladas e o som da viola é predominante.

A dupla sertaneja Simone e Simaria estão entre as vozes femininas mais autênticas e talentosas da lista.

A Viola Clássica foi criada entre os séculos XIV e XV, tendo a primeira publicação relativa em 1543. Somando que a que vemos hoje surgiu muito possivelmente da Viola D'amore que é uma das antecedentes.