Porque dói o pé da barriga quando o bebê mexe?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quando o bebê se mexe na barriga, dói? Ao se mover, o feto empurra a parede do útero, gerando algum desconforto, como sensação de se ter gases.

Porque os bebês se mexem dentro da barriga? Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem se sentir desconfortáveis em alguns momentos. Sentir os movimentos do bebê no útero pode ser o momento mais aguardado pela família.

Sentir a barriga dura após a 20ª semana da gestação
A partir da 20ª semana da gravidez, pode sentir a barriga momentaneamente dura. Esta sensação pode ser um sinal de alarme para muitas mulheres que confundem as falsas contrações da gravidez com as contrações verdadeiras, essas sim, um dos sinais do parto.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar.

Aumento do peso do bebê
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

O chute do bebê é uma das formas mais fáceis de visualizar como ele está posicionado no útero. Se sentir um chute acima do umbigo, ele provavelmente está com a cabeça para baixo. Se o chute for abaixo do umbigo, seu filho deve estar com a cabeça para cima.

O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?

  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.

A movimentação fetal, mais popularmente conhecido como chutes, está muito relacionado a oxigenação do bebê. Uma vez que não há ar dentro do útero, o bebê recebe o oxigênio por meio do sangue da gestante e, quando ele se move, é um forte indicativo de que essa nutrição está acontecendo como deveria.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

A gestante também pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de "amassar o bebê". Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga.