Porque é 1024 é não 1000?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Porque 1 K na base 2 não é 1000 como na base 10, mas 2^10 = 1024.

Os primeiros computadores usavam quatro, depois seis. Em 1963, usaram sete, para poder ter letras maiúsculas e minúsculas - o padrão ASCII. Alguns anos depois, a IBM botou oito nos seus mainframes. Com o desenvolvimento de processadores de oito bits, fazia sentido armazenar os bytes no tamanho da palavra do computador.

Um bit (binary digit), é a menor e mais elementar unidade que os computadores utilizam para trabalhar. Ele pode assumir apenas dois valores: 0 ou 1.

Em ordem de grandeza, giga é sempre maior que mega. Então, quando você encontra ofertas de celular com 20 giga e de internet fixa com 500 mega, quer dizer que tem mais internet no celular do que no seu plano de banda larga, certo?

A diferença é simples: Para você que deseja saber o que é mega, pense que 1000 Mega é igual a 1 Giga na unidade de medidas. Mas quando o assunto é internet não é sempre assim, pois você pode usar essas medidas para se referir a velocidade ou a franquia de internet.

Conclusão. Bit e byte são palavras muito parecidas, no entanto com significados totalmente diferentes. Um bit é um valor que pode ser 1 ou 0, um byte é uma sequência de bits que pode ter o tamanho máximo de 8 dígitos.

Bit (simplificação para dígito binário, "Binary digit" em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida e que pode assumir somente dois valores: 0 ou 1, verdadeiro ou falso e assim por diante.

Tal como 100 centímetros correspondem a um metro, oito bits formam um byte, ou seja, os bytes são múltiplos de bits.

100 Bits = $1,00.

500 Mbps significa que você pode receber até 500 megabits de dados por segundo. Uma dúvida muito frequente é em relação à palavra que mede a velocidade da internet que usamos no dia a dia.

ouvir 5 minutos de música em streaming: 13 MB; baixar um aplicativo: 15 MB. assistir a um episódio de 10 minutos no Netflix: 100MB.

Quanto é 400 megas de internet? 400 Megas de internet quer dizer que você possui uma velocidade de 400 Mbps de conexão banda larga para navegar e baixar arquivos. A maioria das operadoras que oferecem 400 Mega de internet também garantem pelo menos 50% de velocidade de upload, ou seja, 200 Mega.

R: Como dito acima, 300 Mbps refere-se a velocidade interna WLAN entre o roteador e o computador, é diferente da real velocidade de internet. A velocidade de internet é principalmente decidida pelo seu provedor de internet (ISP).

Megabyte, por sua vez, é bem maior do que kilobyte e menor do que gigabyte. Ela diz respeito à capacidade de armazenamento e se tornou popular quando as memórias RAM mais potentes equivalem a 500 MB, portanto, metade de 1GB (gigabyte).

Planos de internet banda-larga 200 Mega oferecem, em média, taxa de download de 200 Mbps e upload de até 100 Mbps.

Gigabyte, também conhecida pela sigla GB, é uma unidade de medida de informação que, segundo o Sistema Internacional de medidas (S.I.), equivale a 1.000.000.000 (um bilhão) de bytes ou 109 bytes. Dependendo do contexto, pode também representar 230 = 1.073.741.824 bytes.

Existem 256 bytes diferentes, isto é, todas as formas possíveis de arrumar (arranjar) dois símbolos em oito posições distintas. Resta ainda uma questão: computadores trabalham com quantidades enormes de informação; referir-se a milhões de bytes é coisa corriqueira no mundo de hoje.

De acordo com um levantamento da IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria em serviços estratégicos, realizado no último ano, por dia são gerados 2,5 quintilhões de bytes de dados. Mas, a pergunta é: será que sabemos lidar com toda essa informação e fazer a leitura correta desses dados?

O byte é utilizado nas áreas de computação e telecomunicações. Também é denominado octeto, por conta da sua equivalência em bits. O termo byte é frequentemente utilizado para especificar quantidade de memória de um determinado dispositivo ou sua capacidade de armazenamento.

Em um plano de 1 Gigabyte, o usuário tem 1024 megabytes de dados para consumir. Ou seja, a quantidade de gigas de um plano não tem nada a ver com a velocidade da internet, mas sim com a quantidade de dados do pacote.

zeptosegundo

isto é, um zero e uma vírgula seguidos por 20 zeros e um 1 (0,000000000000000000001 segundo). É a menor unidade de tempo já registrada (e medida) até hoje e os cientistas a chamam de zeptosegundo. Mas o que pode ser medido em zeptosegundos?