Porque é difícil soldar ferro fundido?

Perguntado por: aguimaraes7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os ferros fundidos possuem um alto teor de carbono e silício em sua composição química, tendo, portanto, baixo alongamento, o que dificulta sua soldagem, pois formará uma zona afetada pelo calor (zona de transição), com uma região de dureza elevada devido ao aparecimento de cementita (Fe3C) e até de martensita, mais ...

Posição de soldagem suspensa
É a posição mais difícil e complicada, exigindo um alto nível de habilidade. Nessa posição, a soldagem é feita com as peças metálicas acima do soldador.

Pré e Pós-aquecimento: Uma solda e zona de fusão mais mole e mais dúctil é obtida se o fundido for pré-aquecido. antes da soldagem e resfriado muito lentamente. A temperatura de pré-aquecimento de 204º C é satisfatória, mas as mais altas (até 480º C) são geralmente mais eficazes.

Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.

Existem formas de soldar ferro fundido. Algumas empresas fazem o processo de fundição utilizando aço de carbono. Esse recurso será utilizado para fundir ou fazer reparos em dois materiais distintos. Após a fundição com aço de carbono, deverá ser analisado o resultado.

A cola epóxi para ferro é uma variação do composto, e sua funcionalidade tem se difundido quando se necessita promover a junção de componentes sólidos forjados em materiais metálicos.

Assim, a composição do carbono é a principal distinção entre ferro fundido e aço. O ferro fundido normalmente contém um teor de carbono superior a 2%, enquanto o aço possui um teor de carbono inferior a 2%, com muitas ligas de aço com menos de 1%.

- O eletrodo 3,25 da Esab é ideal para quem busca um equipamento ótimo para a solda. - Muito utilizado especialmente para ferro fundido cinzento, maleável e nodular. - Aplicado também em operações que necessitam de enchimento de falhas de fundição.

A soldagem MIG é mais utilizada, sendo um dos motivos a facilidade de soldagem. No começo aprender corretamente a amperagem e configurações pode levar um tempo, mas devido a alimentação do arame, isso torna mais fácil o serviço.

A melhor inversora de solda para iniciantes é aquela que oferece recursos e configurações fáceis de entender e ajustar, além de um bom desempenho em diferentes tipos de soldagem. Modelos com suporte para soldagem MIG, TIG e MMA são ideais para quem está começando e deseja experimentar diferentes processos de soldagem.

A solda TIG é ideal para soldar metais mais finos e peças de dimensões reduzidas, pois este processo é capaz de produzir soldas precisas e limpas. Em relação ao controle da tocha, a solda MIG é geralmente mais fácil de controlar e é melhor para iniciantes.

A melhor epóxi para metal é a Durepoxi, um sistema de duas partes que consiste de uma resina epóxi e de um endurecedor. A resina e o endurecedor são combinados para criar um material de aderência muito durável e de alta resistência, que seca em minutos. Esse tipo de cola possui adesão a diversos tipos de materiais.

O arame MIG M S FF9 comercializado pela MJV Soldas com uma formulação especial apresentando alto teor de Níquel para atender da melhor forma possível as soldagens em ferro fundido nos tipos Cinzento, Nodular, Maleável e uniões entre sí.

Durante a soldagem, a celulose quebra no arco e é uma fonte de carbono, hidrogênio e oxigênio na piscina de solda. Os fabricantes entendem essa quebra e formulam os eletrodos para fornecer uma química específica do metal de solda, levando em consideração as reações químicas que ocorrem no tanque de solda derretido.

As Varetas de Latão servem para efetuar Solda Brazagem em ferro fundido, aço 1010/1020, peças de natureza diferentes e de espessuras diferentes sem que haja a fusão do material base.

A vareta TIG M G FF6 é indicada para soldagem de Ferro Fundido dos tipos GGG 40 até GGG 80, Ferro Fundido Lamelar GG 10 até GG 40, Ni-resist, Uniões entre si ou com outros tipos de Aços, Serviços Delicados e de Precisão, Blocos e Mancais de Motores, Recuperações de Furos em Peças de Ferro Fundido, Caixas Satélites, ...

Não há uma resposta direta para essa pergunta. Ambos os materiais têm diferentes tipos de resistência. Enquanto o ferro fundido tem resistência à compressão, o aço tem mais resistência à tração. Mas, geralmente, o aço é mais durável que o ferro fundido.

A diferença entre o aço e o ferro fundido é o teor do carbono que acaba proporcionando diferentes características e usos para aquele material. O aço possui em sua composição uma variação no carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Já o ferro fundido, o teor do carbono está entre 2,11% e 6,67%.

Não deve soldar ferro fundido com eletrodo 7018, pois existem eletrodos específicos para aplicações deste metal.

Os Eletrodos de ferro-níquel são mais baratos que o níquel puro e são ideais para soldar ferro fundido ao aço.

Metal Líquido - Cola Epoxy - Bi Componente - MET
Cola universal com colagem eficaz em Ferro e Ferro fundido.