Porque está ventando muito?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Por que está ventando? O aumento do vento está relacionado com a nova frente fria que avança sobre o centro-sul do Brasil. O ciclone extratropical e a massa de ar polar desta frente fria geram grandes diferenças de pressão atmosférica e de temperatura que aceleram o movimento o ar.

As frentes quentes ocorrem quando uma massa de ar quente empurra uma massa de ar frio. As massas de ar quente tendem a passar por cima das massas de ar frio e, na região de contato entre elas, ocorre a condensação da água (passagem da água em estado gasoso para o estado líquido) formando as nuvens e chuvas.

O Senhor não estava naquele vento impetuoso, naquele vento forte, naquela ventania. Na nossa vida existem muitos ventos, aquilo que vai e que vem, provocando agitações por onde passa. O nosso coração, muitas vezes, está tomado pelas agitações da vida, e Deus não se encontra em um coração agitado nem numa vida agitada.

Ventos Perigosos
Os ventos os superam 50 km/h. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.

7 Vento forte 52,0 – 61,0 Movimenta o tronco das árvores. Dificulta caminhar contra o vento.

O ciclone extratropical está próximo aos litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e se desloca em direção ao alto-mar, o que ainda causa rajadas de ventos no sul do estado, com direção oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h.

Agosto é um mês conhecido por ser considerado longo pelas pessoas, mas também por ser o mês dos ventos, já que é neste período do ano que temos ventos mais fortes.

Começando pelo “brasileiríssimo” vento minuano. É uma forte corrente de ar que chega na Região Sul após a passagem de frentes frias durante o outono e o inverno.

Quatro grandes ventos

  • Bóreas (N), o vento norte, frio e violento; em latim Aquilon.
  • Zéfiro (O), o vento oeste, suave e agradável; para os romanos Favonius.
  • Euro (L), o vento leste, criador de tempestades; para os marinheiros romanos Vulturnus.
  • Noto (S), o vento sul, quente e formador de nuvens; em latim Auster.

O sino dos ventos é símbolo de proteção espiritual para você e para seu lar, por isso, veja nossas dicas. O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento.

Jesus diz: “O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (Jo 3.8) O vento é livre e independente!

O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda. O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem.

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.

Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).

A rajada de vento mais forte da história da Meteorologia foi a que atingiu Barrow Island, onde alcançou um impressionante valor de 408 km/h!

Ilha de Barrow, Austrália
Em 10 de abril de 1996, uma estação meteorológica remota registrou uma rajada de vento que chegou a 408 km/h. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (WMO, na sigla em inglês), essa foi a mais forte ventania já observada na História.

O vento move as nuvens de onde se encontram para o lugar onde elas originam precipitação, transporta o pólen de plantas ao longo de muitos quilómetros ou poeira dos desertos para regiões vizinhas.

Uma tempestade isolada pode durar de uma a algumas horas (cerca de 80% duram menos de três horas), tem um diâmetro de 10 a 20 km, alcança altitudes de 6 a 20 km (cerca de 50% ultrapassa 15 km de altura) e move-se com velocidade de até 50 km/h.