Porque eu sou bonita no espelho e feia nas fotos?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

Segundo a ciência, tudo está relacionado ao reflexo e tempo. Depois de muitas vezes durante alguns minutos na frente do espelho, nosso reflexo passa a ser cada vez mais amigável. Começamos a nos achar mais bonitos. Esse fato é chamado de “Efeito da Mera Exposição”, criado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

Nós passamos nossas vidas vendo nossos rostos no espelho e ficamos acostumados a ver nosso rosto daquela forma. Então quando nós revertemos aquela imagem, não parece ok. Ninguém tem o rosto perfeitamente simétrico. O espelho reflete uma imagem oposta do seu rosto, enquanto a foto reflete a imagem real.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Para descobrir o formato do rosto, deve-se prender o cabelo e fotografar o rosto. Depois, olhando para a foto, deve-se imaginar duas linhas que dividem o rosto: uma na vertical, que divide o rosto na metade "esquerda" e "direita", e outra na horizontal, que divide o rosto em "cima" e "baixo".

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Além disso, a pesquisa aponta que quando uma pessoa vê algo bonito, experimenta um intenso choque de prazer, idêntica à sensação de comer um doce, por exemplo. Isso porque o fato aumentaria a atividade em um dos "centros de prazer" no cérebro, conhecido como córtex orbito-frontal.

As pessoas veem o oposto do que você no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Procure evidenciar o rosto e aponte o queixo um pouco pra baixo. Dessa forma além de esticar o pescoço, te passa mais postura. Fazendo com que a papada diminua muito e evidencie o seu rosto na hora da foto. Parece besteira, mas essa dica vai deixar a sua foto perfeita.

Os espelhos não refletem nossa verdadeira imagem
Desde a forma como repartimos o cabelo, até o jeito como sorrimos, nossos rostos não são simétricos. A nossa imagem, vista no espelho, não é a mesma que mostramos ao mundo — os lados, esquerdo e direito, estão invertidos.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

A imagem do espelho é mais fiel à realidade que a câmera, principalmente se se tratar das "selfies", ela distorce o rosto, evidência imperfeições e faz o nariz parecer maior, inclusive muitas pessoas estão fazendo rinoplastia sem necessidade pq das câmeras frontais!

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Um Ser feio é um Ser não atraente, mas sim repulsivo, ou até mesmo ofensivo, aos que partilham ou não dos mesmos valores culturais. Seu oposto é a beleza, e assim como esta, a feiura envolve um julgamento subjetivo através dos "olhos de quem vê", podendo variar de padrões, visto que isso depende da cultura de cada um.