Porque existe o Senado?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os senados modernos têm geralmente a função de avaliar e ponderar a legislação promulgada por uma câmara baixa, cujos membros são geralmente eleitos. O seu significado deriva de uma forma antiga de organização social em que os poderes legislativos ou consultivos estavam restritos aos homens mais velhos.

Atualmente, o Senado Federal é composto por 81 senadores, enviados pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, para mandatos de oito anos. Entretanto, a renovação dos membros desta Casa guarda consonância com a duração das legislaturas, que é de quatro anos.

Assim, o poder do senado estava em influenciar nas escolhas dos cargos que regiam tanto o mundo político, como a vida religiosa. O senado não era o único responsável por essa escolha. Outros atores sociais participavam das decisões políticas, mas seu poder predominava nas assembleias de maior destaque e relevância.

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. § 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

Aprovada pela comunidade. O Senado "lugar dos idosos"-era a principal e mais antiga instituição política de Roma.No período monárquico,apoiava a realeza em suas funções políticas. A república romana manteve o Senado,que era dominado pelos Patrícios desde a Monarquia.

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.

É considerado a câmara alta, sendo a Câmara dos Deputados a câmara baixa. É formado por 81 senadores, sendo três para cada ente da federação. Os senadores têm mandato de oito anos de duração. O Senado é formado por meio do voto popular, sendo o critério majoritário o que define os senadores eleitos.

Significado de Senado
substantivo masculino [Política] Câmara alta que, nos países com duas assembleias legislativas, é composta por membros hereditários, indicados pelo chefe (presidente) de um governo ou por eleição.

Composta por sete senadores titulares – presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários (estes com respectivos suplentes) –, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos da Casa.

As eleições são realizadas a cada dois anos, por meio do voto secreto, e vence quem tiver a maioria dos votos. Além de presidir o Senado Federal, o senador eleito também se torna presidente do Congresso Nacional, que é formado por duas casas: Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Atualmente, o Senado Federal possui 81 senadores, que através do voto majoritário, são eleitos e exercem seus cargos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço das cadeiras e na eleição subsequente dois terços delas.

Um senador é eleito para duas legislaturas, isto é, o mandato do senador dura 8 anos. A Câmara dos Deputados se renova a cada 4 anos, integralmente. O Senado se renova a cada 4 anos, só que não integralmente, mas alternadamente em 2/3 e 1/3 de sua composição.

Durante a monarquia
Durante os anos da monarquia, a mais importante função do senado foi a de selecionar novos reis. O período entre a morte de um rei e a eleição do próximo era conhecida como interregnum. Quando um rei morria, um membro do senado (o interrex) indicava um candidato para substituir o rei.

Os senadores eram nomeados pelo imperador que, como princeps senatus (primeiro senador) presidia as reuniões.