Porque falamos Oxe?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

falando "oxe": o YouTube está influenciando o sotaque.

expressões mais populares do nordeste brasileiro, ôxe. (ou oxe, ôxi; pronuncia-se “osh”), usada para expressar. surpresa, espanto ou mesmo estranhamento; oxe é uma abreviação da palavra “oxente”, que é uma.

O famoso “oxênte” pode ser tomado como exemplo. Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje.

Resposta. a palavra " oxe " deriva de "oxente", que por sua vez é uma palavra usada pelos nordestinos para expressar estranheza, que por sua vez provém de "ó gente".

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se "meu pai", "minha mãe" e, o que é mais especial, diz-se "mãinha" em vez de "mãezinha" e "painho" em vez de paizinho.

Borimbora – Vamos embora.

Como dizer oi na Bahia? Já opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.

Oxente é uma interjeição utilizada com o significado de admiração, surpresa ou mesmo estranheza. O termo é bastante popular na região nordeste do Brasil, onde se pode ouvir oxente, nas mais diversas situações de comunicação.

O povo baiano usa simpáticas e carinhosas expressões utilizadas no dia a dia, que são próprias do linguajar na Bahia. Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

É uma expressão de espanto, ou de susto, muito usada pelos nordestinos.

Segundo as teorias, a palavras oxente surgiu no Rio Grande do Norte, mais precisamente, Parnamirim. Isso porque, pelo que dizem, havia na cidade uma base militar, montada durante a 2ª Guerra Mundial. Nessa base militar, quem fazia frente eram os americanos, e para se expressar, falavam “Oh, shit” com muita frequência.

Como se fala bonito no Nordeste? Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.