Porque ficamos nervosos quando estamos perto de quem gostamos?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma descarga intensa de adrenalina e noradrenalina provocam reações, na paixão, similares a da ansiedade diante de um compromisso importante – e também provocam desejo. É nessa hora que seu corpo fica intensamente ligado à pessoa por quem estamos apaixonados.

Só porque um garoto fica nervoso perto de você, nem sempre significa que ele gosta de você. Ele pode ficar nervoso na presença de garotas em geral. Se ele conversa normalmente com outras garotas mas fica nervoso na sua presença, então ele gosta de você.

Já é comprovado que, quanto mais nervosa ou estressada uma pessoa está, mais ela vai piscar. O mesmo acontece quando alguém está contando uma bela mentirinha: os olhos piscam muito mais do que normalmente. Como se trata de uma resposta fisiológica automática, a pessoa pode nem perceber que está piscando freneticamente.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

Quando estiver na presença dela, evite encará-la diretamente por muito tempo. De vez em quando, direcione a ela um olhar espirituoso e volte a olhar para outro ponto do cômodo logo em seguida. Caso vocês façam contato visual, dê um sorriso discreto. Pergunte a si mesmo: "Qual é a pior coisa que poderia acontecer?".

Um homem apaixonado pode expressar seus sentimentos através de gestos, como abraços, beijos e carícias. Veja se ele quer estar perto de você. Uma das principais características de um homem apaixonado é que ele vai querer passar tempo com a mulher que ama. Se ele sempre quer estar perto de você, é um sinal positivo.

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração.

olhar atento, com os olhos muito abertos: isso pode dizer que ele está avaliando se você pode ser uma parceira sexual; tentativas de encostar em você: por exemplo, pode ser leves toques em seu braço ou, até mesmo, se curvar para falar ao seu ouvido. Ele basicamente quer ver como será sua reação.

Trânsito caótico, TPM, rotina muito acelerada, situações de pressão e outros fatores podem ocasionar o nervosismo em uma pessoa.

Além disso, uma conexão forte entre duas pessoas pode ser comparada a encontrar sua alma gêmea. No entanto, elas não são a mesma coisa. A alma gêmea quase sempre é desencadeada na primeira vez que ambos se olham.

Sorrisos, gestos, mexidinha na roupa; pesquisas mostram comportamentos comuns em situações de flerte. Você já deve ter se perguntado se aquela pessoa do escritório ou da faculdade está a fim de você. Ou até já sentiu um clima ao trocar olhar com alguém na rua, no metrô ou no supermercado.

A cabeça levemente inclinada e o olhar que vai da cabeça com intensidade e desliza até a altura dos quadris normalmente. Esse é considerado um olhar de desejo e que pode ser observado quando a pessoa possui interesse em você.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Caso esteja enfrentando emoções intensas por precisar esconder o que sente, tente conversar com um amigo de confiança (de preferência uma pessoa que não seja um colega de trabalho) ou com um familiar. Você também pode escrever seus sentimentos em um diário se não quiser falar sobre isso com ninguém.