Porque filho de Oxóssi não pode comer mel?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre.” Porém temos que fazer uma ressalva aqui, essa é uma história do culto Candomblecista, onde eles creem na geração de quizilas.

Na culinária, os elementos de Oxóssi são frutas, legumes e carnes, podendo estar presentes em sobremesas naturais e pratos que levem carne como ingrediente principal.

Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre.”

Oxóssi também é considerado um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas, sendo também um caçador de axé. Ou seja, ele busca as boas influências e energias positivas para um ilé, espaço onde são realizadas as festas públicas no Candomblé.

O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu. E assim segue com os outros orixás.

OXÓSSI - 21/4 a 20/5
Combina com os filhos de: Oxum, Iansã, Iemanjá e Oxalá.

Alguns mais comuns são: Pai Francisco do Congo - linha de Iansã; Pai Francisco de Aruanda - linha de Oxalá; Pai Francisco das Matas - linha de Oxóssi.

Para receber a proteção de Oxóssi, use às quintas-feiras, dia da semana dedicado a esse orixá, roupas ou peças nas cores verde ou azul-turquesa, para representar as matas e a coragem. Ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco, colocando as oferendas na mata, ou em um jardim, debaixo de uma árvore.

Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda.

Foi executado com flechadas e seu corpo jogado no rio, mas não morreu. Socorrido por Santa Irene, Oxosse, ainda com vida, retorna ao Imperador que o manda matar por espancamento. São Sebastião é considerado santo e mártir da Igreja Católica e Ortodoxa.

Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó são João, Confrey, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Folha de Manga, Louro, Manjericão, Samambaia, Sene.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

São muito amáveis
Apesar de não demonstrar muito os seus sentimentos, os filhos de Oxóssi são dóceis, educados, sensíveis, serenos e hospitaleiros. Quando estão apaixonados, são muito carinhosos e românticos. São ótimos conselheiros.

Oxalá (Amor e Bondade): Camomila, Cravo, Arruda e Capim Santo. Oxossi (Coragem e Segurança): Aroeira, Flor de Laranjeira e Erva-Cidreira.

Oxóssi. O sultão das matas, senhor Oxóssi, nessa lista de dia dos Orixás na Umbanda, tem como seu dia da semana a quinta-feira e no ano é 20 de janeiro.