Porque leão não é felino?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os felinos fazem parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão, o rei da selva. Todos apresentam garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retrateis, ou seja, quando o animal as encolhe, elas são envolvidas pelas dobras da pele.

Está por um fio a antiga crença de que os leões só devoram homens quando estão doentes, feridos ou velhos demais para correr atrás de caça mais esperta (NewScientist, 15 de fevereiro).

Quando estão em grupo, as hienas podem atacar o rei da selva. Inclusive, hienas e leões são grandes rivais na natureza.

Um ratel (Mellivora capensis), também comumente conhecido como texugo-do-mel, lutou valentemente pela sua vida enquanto uma mãe leopardo e seus dois filhotes muito maiores do que o pequeno animal se revezam tentando dominá-lo.

Como é seu real temperamento? R: O leão, conhecido por sua imponência, força e bravura.

“O leonino é um ser muito confiante, segue em busca do que acredita e gosta de ser valorizado e apreciado pelas pessoas. Costuma ser alegre, brincalhão, exuberante e criativo. Gosta de ter a atenção só para ele e possui uma autoconfiança admirável.

felídeos

Existem duas subfamílias de felídeos: Pantherinae (que inclui tigres, leões, onças-pintadas, leopardo-das-neves e leopardos) e felíneos (que inclui guepardos, suçuaranas, linces, jaguatiricas e gatos domésticos). Os primeiros exemplares da família surgiram durante o Oligoceno, há cerca de 25 milhões de anos.

1. Gato-bravo-de-patas-negras. Apesar de pequeno, ele possui alto rendimento quando comparado a outras espécies em termos de caça, o que o faz ser considerado o felino mais mortal de todos. Para se ter uma ideia, os gatos-bravos-de-patas-negras (Felis nigripes) chegam a capturar e predar, em média, 14 animais por dia.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

Leão, Tigre, Leopardo ou Onça? Qual felino tem a mordida mais poderosa? O tigre é a maior espécie de felino e o leão é o rei das selvas. Mas se a disputa for na mordida, o campeão é um animal bem brasileiro: a onça-pintada tem a mandíbula mais potente entre os felinos.

O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

Na verdade, a carne das hienas não é muito nutritiva; então, se um leão matar uma delas, ele não ganha muito comendo-a, visto que a carne de hiena não tem muito a oferecer. Porque sua carne é impura, com toxinas e vetores de doenças.

Em sociedades de leões, por exemplo, matar filhotes faz com que suas mães voltem a ficar férteis mais rápido, aumentando a chance de que os novos machos se reproduzam.

Essa espécie, que é originária da África e Ásia (e ainda está ameaçada de extinção), não é prioridade para a capital, de acordo com o Plano de Populações. O animal é classificado como exótico, já que não faz parte da fauna brasileira.