Porque militares falam selva?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Hoje, elas vivem em cativeiro mas, quando pequenas, andavam soltas pelo quartel. Esse contato estreito dos militares com a floresta fez surgir uma gíria: “Selva!” é usado por soldados e majores como forma de cumprimento, interjeição.

Enquanto a instituição visa preparar e qualificar os militares do exército que são líderes de pequenas frações, o objetivo dos guerreiros da selva é cumprir missões militares em diversas áreas da Floresta Amazônica.

O Exército Brasileiro criou o CIGS em 1964 depois de avaliar que lhe faltava uma unidade operacional capaz de utilizar a densa floresta amazônica do país em seu benefício. Desde então, o treinamento de guerra na selva realizado pelo CIGS é considerado o melhor de mundo.

– Jangal/Cruzeta: É quando o guerreiro está no sanhaço puro! – Torar: dormir. – TH: Hora da Tora. – Bodoso: difícil de resolver.

Significado de Selvagem
adjetivo Das selvas, próprio delas; silvestre, selvático: animal selvagem.

Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares.

Billy, eu creio que vem do faroeste antigo, onde havia, pelo menos nos cinemas o famoso Billy the Kid. Billy - muito utilizada por Policiais Militares, porém essa tem sentido pejorativo, de um mau policial, por vezes utilizada de forma incorreta pra designar policiais de Força Tática.

360 é uma estratégia de guerra urbana aplicada nas Operações Especiais da polícia Militar. Originalmente o termo 360 graus era conhecido como um círculo perfeito, seja cobrindo qualquer área no local que ele foi desenhado, o círculo precisamente.

2ª – Procure a surpresa por todos os modos. 3ª – Mantenha seu corpo, armamento e equipamento em boas condições. 4ª – Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades. 5ª – Pense e aja como caçador, não como caça.

À partir de outubro de 1969, passou a ser de três categorias: “A” para oficiais superiores, “B” para Capitães e Tenentes e “C” para Sub Tenentes e Sargentos. Ao longo de seus 59 anos de existência, o CIGS especializou 7.161 guerreiros de selva, sendo 636 de nações amigas (atualizado em 26 de junho de 2023).

Conta-se que, na época de sua criação, mais especificamente em seus primeiros dias, o CIGS não dispunha de ficha de serviço de viatura, o que levava a sentinela a perguntar o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre recebia uma resposta apressada e precisa: “Selva!”. Era esse o destino.

Trata-se de uma organização militar do Exército Brasileiro, onde os Guerreiros de Selva são treinados. Ao concluir a formação teórica e prática, os integrantes das brigadas e dos batalhões de selva se tornam habilitados a participar de missões na Floresta Amazônica e em áreas similares.

As melhores e mais conhecidas Forças Especiais do Brasil são: o Comando Anfíbios (COMANF) do corpo de Fuzileiros Navais, ministrado pela Marinha do Brasil; Forças Especiais do Exército Brasileiro, que atuam fortemente em missões no exterior; e o Batalhão de Forças Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE.

O que é Pé-preto:
Pé preto é todos os demais militares que não possuem o curso de paraquedista e que, portanto, não utilizam o Bute marrom, utilizam o preto. O termo pé preto é uma espécie de gozação utilizada pelos paraquedistas aos que não fizeram o curso.

O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Silva (ou da Silva) é um sobrenome toponímico, derivado do latim “silva”, de selva, floresta ou bosque.

Sexo bruto, sexo hard. Não nos vemos há muito tempo, certamente rolará um amor selvagem.

selva | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

PM vira Papa Mike (Policial Militar), Papa Charlie (Policial Civil), Alpha Papa Fox (Agente de Polícia Federal).