Porque minha prestação da Caixa aumentou 2022 tr?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que tem provocado aumento das prestações do financiamento imobiliário? Temos modalidades que se diferenciam pela taxa de juro e pelo índice de correção do saldo devedor. Quem tem sentido esse aumento maior, provavelmente, tem o contrato com saldo devedor corrigido pelo IPCA (inflação oficial do país).

A Taxa Referencial, ou TR, é um índice de correção para cálculo de rendimentos em investimentos como imóveis, por exemplo. Esta taxa também é utilizada para a aplicação de base de juros.

No início de 2022, a TR voltou a subir, puxada pela alta da Selic (a taxa básica de juros) que está no patamar de 11,75%. Por ser um dos mecanismos que podem ser utilizados para controlar a inflação, quando a Selic está acima de 8,5%, a TR volta a subir pela regra do Banco Central.

A Taxa Referencial (TR) 2022 é de 1,3113 %.

Segundo o Banco Central, a TR que ficará vigente de 10 de dezembro de 2021 até 10 de janeiro de 2022 será de 0,0436%. Esse valor é atualizado diariamente pelo BC.

Amortização do financiamento habitacional
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar.

O valor pode aumentar dependendo do banco que foi financiado, a caixa ela garante que não irá ter aumento das parcelas do contrato, por exemplo.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

Qual o valor da TR para 2022? Em julho de 2022, a TR está 0,1631% ao ano. Após mais de quatro anos com a taxa zerada, em 2022 ela está tendo alguns valores positivos, mas ainda assim são baixos e não chegam a 1%. O maior valor da TR em 2022, aconteceu em maio, quando chegou a 0,1663%.

Com o aumento da TR, o valor das prestações e o preço final para comprar um imóvel será maior conforme a taxa subir. Por enquanto, a variação nas parcelas é bem pequena. Por exemplo, se você contratou um financiamento de 10% ao ano + TR e o valor da taxa estiver em 0,6% ao ano, a taxa de juros final fica em 10,6%.

Já para 2023, a projeção da taxa anual está em 11,50%. Sendo assim, ao final de 2022 e durante todo o ano de 2023, a expectativa é que a poupança siga com o rendimento de 0,50% ao mês (equivalente a 6,17% ao ano) acrescido da TR.

A TR é uma taxa de referência utilizada para determinar a taxa de retorno de determinados tipos de investimentos no Brasil. Foi criada em 1991 com dois objetivos claros: desindexar e combater a hiperinflação, como parâmetro da taxa de juros cobrada no Brasil, que atua semelhantemente à atual taxa Selic.

Como calcular a TR? O valor da TR é calculado diariamente e é sempre um pouco menor que o da Taxa Básica Financeira (TBF). Esta, por sua vez, é calculada com base nas taxas médias praticadas entre os investidores nas negociações de títulos públicos prefixados, que são as Letras do Tesouro Nacional (LTN).

TR Hoje. Aquele que já foi um dos principais indexadores da economia brasileira, o índice da TR atual está zerado. A Taxa Referencial segue em 0% desde o final de 2017 quando a Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, iniciou sua queda.

O Banco Central também disponibiliza a Calculadora do Cidadão. Com ela, você consulta qual o valor da taxa referencial hoje. Esta ferramenta é utilizada para simular reajustes e rendimentos de aplicações que utilizam este indicador como referência, seja ele um investimento ou financiamento.