Porque na Islândia não tem noite?

Perguntado por: igarcia8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os tempos do nascer e pôr-do-sol na Islândia são significativamente influenciados por sua alta localização no hemisfério norte. A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

Grimsey, Islândia
Com pouco mais de 100 habitantes, possui uma grande população de pinguins, e no verão, não há noites. Apenas no final de julho o sol verdadeiramente se põe, próximo da meia-noite.

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Entenda por que quando é dia no Brasil é noite no Japão.

A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão. Somente a ilha norte de Grímsey fica no Círculo Ártico (66,57° de latitude norte) e ali o sol realmente brilha por 24 horas por volta de 21 de junho.

O Sol nunca se põe durante o verão do Círculo Polar Ártico.
Este timelapse mostra como são 24 horas de um dia (e de uma noite, acho) do verão no Círculo Polar Ártico. É possível ver o Sol nascer e se por normalmente, como ele faz em qualquer lugar.

No verão, nos dias próximos ao solstício, os países como a Islândia, do Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico tem a presença do sol 24 horas por dia.

Islândia: um país de poucos insetos
Raramente são encontrados mosquitos. Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto.

A Islândia apresenta desempenho acima da média nos quesitos: trabalho, saúde, qualidade do meio ambiente, conexões sociais, engajamento cívico, segurança e satisfação com a vida. Porém, está abaixo da média no quesito educação.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Por fim, chega de mistério: quando você se perguntar qual é o melhor país do mundo de acordo com as pesquisas, a resposta será: Suíça. O país ocupa essa posição em razão de sua excelente qualidade de vida.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos polos.

UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Na Antártida, durante o verão, o sol nunca se põe: por meses, a cada ano, ocorre o fenômeno conhecido como “Dia Polar', no qual o sol permanece brilhando no céu, sem jamais a noite chegar no Polo Sul.