Porque na muita sabedoria há muito enfado?

Perguntado por: izaganelli3 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.

Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta o seu conhecimento aumenta também a sua dor.

Conforme mencionado no versículo acima, o muito estudar nada mais é do que enfado da carne. Não existe uma compreensão desse texto. Ele quer dizer exatamente o que ele diz. Não é pelo muito estudar que encontraremos Deus nem, muito menos, nos tornaremos mais aptos ao ministério dessa forma.

Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Eclesiastes 1 Ouvir
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

Significado de Enfado
Estado de espírito em que há predomínio do aborrecimento; zanga ou amofinação.

A sabedoria que vem do alto é “cheia de misericórdia e de bons frutos”. Misericórdia é o amor provado por ações (Tg 2.8-13). É o interesse pelas pessoas. A misericórdia produz “bons frutos”, assim como a fé verdadeira produz boas obras.

O objetivo das lições da vida visam alcançar um coração sábio. “Coração sábio” significa que, se é Deus quem nos ensina essa é a forma mais eficaz de se aprender, porque Ele é onisciente (sabe todas as coisas). É muito melhor escolher sob a direção daquele que conhece o futuro tão plenamente como o passado.

Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre. Afinal, quanto maior o saber, maior o sofrimento; e quanto maior o entendimento maior o desgosto.”

Deus é a fonte de todo conhecimento.
Ele dá sabedoria e entendimento àqueles que o buscam. Existem muitos tipos de conhecimento mas o conhecimento mais importante é o conhecimento de Deus. O conhecimento protege e ajuda a tomar decisões melhores.

A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor. Portanto, se as escolhemos, não há outra recompensa senão a corrupção e a morte.

Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41.

Deus quer lhe dar sabedoria; basta pedir (Tiago 1:5). A Bíblia diz que, para receber sabedoria, você precisa buscar sabedoria. Torne a sabedoria em seu alvo, seu desejo, procure por ela e não desista de pedir a Deus. A sabedoria é uma coisa que cresce com o tempo e a experiência.

Quando pedimos por sabedoria, recebemos muito mais. Junto com ela vem equilíbrio, bom senso e, geralmente, acabamos tendo uma mudança de valores. O nosso coração passa a bater mais forte por coisas mais importantes. Toda essa mudança afetará, sem sombra de dúvida, uma lista de objetivos, metas e tarefas para 2021.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5). A palavra sabedoria provém do grego sophia e significa “inteligência plena", isto é, excelência mental no sentido mais pleno.

Os temas de Eclesiastes são a dor e a frustração engendradas pela observação e meditação sobre as distorções e desigualdades do mundo, a utilidade dos atos humanos e as limitações da sabedoria e da retidão.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Embora o livro de Eclesiastes não identifique diretamente o seu autor, a forte tradição se baseia em alguns versículos que dão a entender que Salomão e dá crédito a ele como o pregador que escreveu este livro: “Palavra do pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de ...

Continuar lendo Como passar sabedoria?