Porque não é bom passar antisséptico no piercing?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.

Assepsia. Antes de tudo: é necessário lavar as suas mãos com sabonete antisséptico antes de tocar no seu piercing e/ou perfuração. – 1º passo: Limpe a área em volta da joia com sabonete antisséptico. Posteriormente, higienize vagarosamente e com cuidado o seu piercing e a região ao redor por cerca de 1 minuto.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

O mais recomendável é aplicar creme antisséptico nas primeiras 48 horas e, ainda, evitar expor o piercing ao sol nos primeiros dias. Além disso, para evitar alergias e infecções, o mais indicado é que o piercing seja preferencialmente de ouro, prata ou aço cirúrgico.

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Uma perfuração não cicatriza em trinta dias, inclusive, esse processo pode se estender de quatro a seis meses. E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor.

“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”

Ao perceber que o seu piercing não está cicatrizando, você não deve deixar de lado a sua saúde, e precisa procurar um médico para te ajudar. Isso não é exagero. Cada região do corpo leva um tempo para cicatrizar completamente depois da colocação de um piercing.

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.

Usar um sabonete antisséptico como Protex, que elimina 99,9% das bactérias* naturalmente. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico.

O que não pode comer quando coloca piercing ou faz tatuagem?

  • Alimentos gordurosos. Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Embutidos. ...
  • Café e refrigerantes.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

O aço é muito utilizado em piercings corporais, porém contém uma pequena quantidade de níquel em sua composição, o que pode causar irritação e dificuldade de cicatrização em algumas pessoas sensíveis. Neste caso, sempre orientamos incondicionalmente o uso do Titânio.

2. Desaparecimento da casquinha. A pele de textura mais rígida, conhecida como casquinha, é uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue.

A reação alérgica pode acontecer ao próprio metal da joia, e qualquer corpo estranho no nosso organismo pode levar ao desenvolvimento de um granuloma, que é uma inflamação em forma de nódulo.

Podem acontecer quando o coloca, mas também passado algum tempo. O melhor é ter atenção. Assim que coloca um piercing convém estar atento aos primeiros sinais. Uma pele ligeiramente avermelhada e inchada nessa zona do corpo não é nada positivo.

Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco para evitar uma infecção e também garantir que a cicatrização acontece da melhor forma possível.

Se você tem vontade de tirar seu piercing para limpar mesmo não estando cicatrizado, você precisa ler isso agora: A profissional Karina Hermann responde: Não!