Porque não pode dormir com fone de ouvido?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Outro ponto fundamental é não dormir com os fones de ouvido, por causa do tempo de exposição ao som e porque esse hábito pode danificar o aparelho e diminuir a funcionalidade dele em longo prazo.

Segundo especialistas, o uso excessivo do fone de ouvido e em alto volume, hábito está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens, pode causar, a médio prazo, sérios problemas de saúde, podendo resultar em perda auditiva leve ou, em casos mais graves, em surdez.

Além do usuário perder qualidade do áudio, visto que deixará de ouvir com clareza alguns instrumentos e até mesmo tons, o uso do fone de forma unilateral pode causar a labirintopatia, também conhecida como doença do labirinto, que costuma causar bastante tontura.

Para não prejudicar a audição, é necessário limitar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.

Ouvir música alta utilizando fone de ouvido pode causar perda auditiva causando efeitos semelhantes ao de esclerose múltipla, segundo estudo feito. A pesquisa mostra que ruídos acima de 110dB (decibéis) retiram o isolamento das fibras nervosas que são responsáveis por levar sinais do ouvido para o cérebro.

Além do perigo do aparelho ter contato direto com a água, o vapor pode oxidar as terminações internas e prejudicar o funcionamento. Tomar banho com a playlist preferida como trilha sonora ou usar o celular enquanto utiliza o vaso sanitário. Embora sejam hábitos populares, nenhum deles são indicados por especialistas.

Música clássica para dormir
Os cientistas apontaram que ouvir música clássica ajudou os participantes a cair no sono mais rapidamente e a permanecer mais tempo dormindo, mesmo entre aqueles que costumam acordar regularmente durante a noite.

Curtir um som durante o banho não tem nada a ver com desperdício de água, muito pelo contrário. Selecionar algumas faixas prediletas pode ajudar a poupar o nosso líquido mais precioso. Para isso, basta escolher um certo número de músicas para tocar e marcar o tempo do seu banho.

Além de controlar o tempo de uso dos fones e, portanto, das telas, que não deveriam ser indicadas aos pequenos abaixo de dois anos”, esclarece Maura. Quais são os motivos por trás da dor de cabeça em crianças?

Essa é uma prática adotada pelos músicos profissionais: a utilização de fones de ouvido in ear, ou seja, intra-auriculares, para reproduzir com fidelidade e vedação de ruídos todo o som de retorno. De forma resumida: com o fone de retorno in ear você consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

Sem dúvidas, a principal vantagem dos fones de ouvido à prova d'água está na possibilidade de utilizá-los para nadar. Além disso, também é possível usar no chuveiro, podendo escutar música sem incomodar sua família, colegas de quarto ou vizinhos.

Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, o usuário é levado a aumentar menos o volume. Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído.

Expor ao suor e umidade
A umidade pode diminuir a resistência da capa que protege o fio interno, por exemplo, ocasionando perda na qualidade do dispositivo. Por isso, é essencial manter o fone sempre em um local seco e limpo, de modo a evitar a deterioração do dispositivo.

Fones supra auriculares (que cobrem toda orelha) são mais indicados pois diminuem a intensidade dos sons externos, fazendo com que o volume do fone não precise ficar tão alto.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

Coloque os fones de forma que o lado marcado com L fique no ouvido esquerdo e o lado marcado com R fique no ouvido direito. Dica: quando L e R estão do lado certo virados para cima, os fones estão prontos para serem inseridos.

Apesar de trazer a sensação de privacidade, este aparelho pode causar problemas graves para o sistema auditivo. Após ficar muito tempo com fones de ouvido, ao retirá-los você poderá ouvir zumbidos, em consequência de lesões nas células ciliadas, localizadas no ouvido interno (cóclea).

O Bluetooth, por si só, é inofensivo.
O que sabemos até o momento é que, sim, usar fone de ouvido bluetooth (sem fio) por muito tempo tem potencial para causar problemas à saúde, mas não existe registro sobre isso.