Porque não pode jogar sal no caramujo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que acontece quando joga sal no caramujo? Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

Madelesma da Dipil é uma isca moluscicida granulada indicada para controle de lesmas e caramujos africanos. O produto atua por ingestão e contato, causando a morte por desidratação.

A casca do caramujo africano (Achatina fulica) pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Isso acontece porque, mesmo após a morte do molusco, a concha que ele carrega nas costas demora muito tempo para se degenerar, podendo acumular água de chuva.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

Causadores de doenças
Segundo o biólogo Jalisson Rêgo, especialista em malocologia médica, os animais são hospedeiros de parasitas (patógenos) que transmitem doenças, mas os caramujos em si não são transmissores.

Predadores: roedores, javalis, crustáceos terrestres e outras espécies de caracóis.

Os caramujos aparecem nas hortas por causa de dois fatores básicos: umidade e alimento. Prato principal, as hortaliças folhosas, como couve e alface, mais comuns de serem encontradas em hortas caseiras, são as mais atacadas por estes moluscos.

Caramujos e caracóis desempenham um papel importante nos ecossistemas pois são espécies detritívoras. Alimentado-se de matéria animal e vegetal em decomposição, folhas vivas, minhocas, fungos e outras espécies de caracol.

Após a catação, o Plano de Ação para o Controle de Achatina fulica do IBAMA recomenda que os moluscos sejam esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. Outras opções são jogar água fervente num recipiente para matar os caramujos recolhidos ou incinerar, desde que estes procedimentos sejam realizados com segurança.

– Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias que podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco, somente o Cal Virgem vai matar tanto os ovos como o animal adulto. – Os caracóis recolhidos devem ser enterrados em uma cova profunda (aproximadamente 40 cm), utilizando cal virgem no fundo da vala.

Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.

Não tocar nos caramujos sem proteção; – Lavar as mãos com água e sabão, caso haja algum contato com o molusco; – Não transportá-los nem jogá-los vivos em terrenos baldios, ruas, matas, restingas, etc.

cinco anos

Após o nascimento, um caramujo pode viver aproximadamente por cinco anos. O principal mecanismo de defesa de A. fulica é a sua concha dura, dentro da qual o molusco pode se proteger de predadores e das condições ambientais desfavoráveis.

Durante o dia, eles se escondem para se proteger do sol”.

Não utilize sal como método de mata-los, que é muito usado para eliminar esses animais, ele apenas desidrata o caramujo e os ovos acabam ficando, ou seja, a gente pensa que está eliminando, mas não está.