Porque não se usa mais talco?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em sua forma natural, o talco contém uma substância tóxica chamada amianto que, de acordo com várias pesquisas, poderia causar a aparição de diferentes tipos de cânceres. Desde o ano de 1970, nos Estados Unidos, os talcos em pó estão livres de amianto, graças às normas e regulamentações federais.

Substitui o talco por uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com maisena e o resultado será absolutamente o mesmo. O amido controla a umidade (muito importante, senão o pé fica cheiroso porém encharcado) e o bicarbonato controla o chulé.

Em 2020, a J&J disse que deixaria de vender talco para bebês nos EUA e no Canadá porque a demanda havia caído após o que chamou de "desinformação" sobre a segurança do produto em meio a vários casos legais.

Por ser macio ao toque e inerte, o talco é há séculos valorizado como um pó corporal.

Usar um talco antifúngico nas dobras da virilha ajuda a impedir o crescimento de fungos e a manter o local seco. Usá-lo de modo pró-ativo durante o verão e quando você sabe que irá transpirar, como quando estiver trabalhando no quintal ou se exercitando, pode evitar uma micose antes mesmo de ela começar.

Os benefícios do uso do talco.
Para quem sofre com assaduras, o produto é muito eficiente para aliviar essas regiões, por exemplo. Outro benefício do talco é sua capacidade de reduzir a oleosidade natural da pele. Ele pode ser uma ótima alternativa para quem tem essa característica.

Mas cuidado: o uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele.

A principal função do talco é manter a pele do bebê limpa, seca e fresca, de modo a impedir que a umidade cause assaduras. Normalmente, esses produtos são feitos com amido de milho e óxido de zinco. Mas também existem fórmulas especiais para bebês que contam com glicerina, melhorando a hidratação da pele.

O talco pode ser utilizado nos testículos e virilha! Atenção: procure sempre por um talco dermatologicamente testado e de ação antisséptica, ok!

Você pode usar o amido de milho como se fosse talco, cobrindo superficialmente as áreas afetadas. A vantagem da maisena é que não tem cheiro e nem outras substâncias químicas, que poderiam ser tóxicas para as crianças.

Sendo um filossilicato de magnésio hidratado, o talco possui formula química de Mg3Si4O10(OH)2 ou 3Mg0.4SiO2. H2O, sendo 31,89% de MgO, 63,36% de SiO2 e 4,75% de H2O. O talco e a pirofilita são rochas filossilicatos (silicatos com estruturas em forma de folha) em que o mineral talco é predominante na maioria das vezes.

Evite lenços e não use talco
A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

Johnson & Johnson anuncia que vai parar de vender talco no mundo em 2023.

Apesar do cheirinho gostoso, os médicos não recomendam que se use talco em bebês, porque, por ser formado por partículas minúsculas, ele pode facilmente ser inalado e aspirado pela criança, ficando preso nas vias respiratórias e nos pulmões e provocando dificuldades para respirar. O mesmo vale para polvilho.

Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.

Como dito, ao passar talco no cabelo, o produto absorve a umidade e a oleosidade dos nossos fios. Além disso, a dermatologista acredita que essa pode ser uma solução de emergência para salvar fios muito oleosos. Isso porque o maior benefício do talco é retirar a umidade do couro cabeludo para reduzir a oleosidade.

Não. O Tenys Pé foi desenvolvido para os pés; por tanto, não deve se utilizado em outras partes do corpo.