Porque não tem noite no Alasca?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Afinal, nos polos Sul e Norte, existem meses com dias eternos, onde não fica escuro por longos períodos de tempo. Este tipo de ocorrência é um fenômeno natural conhecido como sol da meia-noite, incidente em lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece.

polos. Nas regiões que ficam próximas dos polos, como. Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do. Canadá e da Rússia, por exemplo, também acontece.

Lá, o céu logo se tornará tão escuro que os dias parecerão noites, entre novembro e janeiro. Barrow, no Alasca, também é muito popular. Uma aldeia de 4.400 pessoas que reúnem-se por volta de 20 de novembro para assistir ao último pôr do sol do ano.

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Fairbanks, Alaska
Localizada ao norte do Alaska, Fairbanks possui pouco mais de 30 mil habitantes, e também possui períodos em que a noite jamais dá as caras. Durante a época do sol da meia-noite, ocorrem vários festivais e comemorações, como o Festival do Sol da Meia-Noite.

O estilo de vida levado nesse estado americano é muito diferente do que costumamos a levar em nosso país. O Alasca é categorizado como um estado tranquilo, com baixos níveis de poluição e boas oportunidades de emprego. O grande problema que a região enfrenta por outro lado, é a drástica diminuição da sua população.

Entenda por que quando é dia no Brasil é noite no Japão.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Apesar da cidade ser real, o filme foi filmado na Nova Zelândia. Por uma questão de logística, estrutura e custos de produção, 30 Dias de Noite foi filmado na Nova Zelândia. O fato chega a ser quase uma ironia, já que a história de uma cidade no Círculo Polar Ártico foi filmada bem abaixo da linha do Equador.

alasquiano | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

ALASCA SOL DE MEIA-NOITE
Na cidade de Barrow, a localidade mais ao norte do Alasca, o sol não se põe durante 84 dias entre o 10 de maio e o 2 de agosto. No inverno entre 18 de novembro e 23 de janeiro existe o fenômeno oposto, o da noite polar, quando o sol nunca levanta-se.

O Discovery mostra de perto essa tendência em sua nova série DESAFIO SELVAGEM: 100 DIAS NO ALASCA (100 Days Wild), com estreia na terça-feira, 1o de junho, às 21h15.

A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano.

Svalbard, Noruega
O caso mais extremo acontece em um arquipélago onde o sol fica acima da linha do horizonte durante 76 dias. Svalbard fica a 500 km da costa norueguesa e entre os dias 10 de abril e 23 de agosto, o sol não se põe por lá — o arquipélago é também a região habitada mais ao norte da Europa.

O Alasca, cuja capital é Juneau, é o maior estado estadunidense e, assim como o Havaí, apesar de pertencer aos Estados Unidos, não possui ligação territorial com esse país. Trata-se de uma península que faz fronteira com o Canadá e foi comprada pelo governo estadunidense em 1867.

Hora padrão do Alaska ALKS: UTC-9. Compreende o estado do Alaska. Possui quatro horas de diferença para a porção oriental (leste), ou seja, quando o relógio marcar 12h na parte leste será 8h na parte em todo o Alasca.