Porque o brinde é feito com a mão esquerda?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 7 votos

Brindar com a mão esquerda – é bom evitar. O gesto é visto como falsidade. Talvez pelo fato de que, antigamente, se nesse momento todas as mãos direitas estivessem erguidas, e apenas um conviva estivesse com a mesma livre, ele poderia rapidamente sacar a espada ou pistola e atingir quem quer que fosse….

Os registros mais antigos indicam que a história do brinde tem início com os gregos e fenícios que, na antiguidade, erguiam suas taças de vinho como oferenda aos deuses. De maneira semelhante, na Roma antiga um pouco da bebida era derramada no chão ao brindar, como forma de saciar a sede dos deuses.

A origem vem dos vikings, que consideravam viril beber cerveja nos crânios esvaziados dos seus inimigos como se fossem uma caneca. Semelhante aos falantes da Língua Portuguesa que pronunciam “saúde” ao bater as taças, na Espanha se diz “salud”, assim como na França é “santé” ou “salut”, e na Itália “salute”.

Significado de Brinde
substantivo masculino Ato de brindar à saúde de alguém. Pequeno discurso de bons votos em comemoração a algo ou alguém durante esse ato. Objeto que é oferecido em campanhas promocionais de empresas ou mediante a compra de determinado produto. Presente; oferta.

A palavra “brinde” é de origem alemã, e significa “ich bring dir's” ou “bebo por ti”. Em tempos antigos, era comum envenenar os inimigos com a ajuda da bebida mais apreciada do mundo: o vinho. Tudo começou com a morte da amante de Luiz XIV, no conhecido “Caso dos Venenos”, na Inglaterra.

Os russos dizem, na verdade, “Za zdarovie”, que significa “Pela saúde”. Chegou perto. E os russos levam muito a sério isso de brindar. Sempre fazem discurso e cada rodada é um brinde diferente.

Nessa situação, é comum usar a expressão cheers!, cuja tradução para o português corresponde a saúde! ou viva!

"A mão direita deve sempre estar limpa e seca para cumprimentar as pessoas.

Saúde e boa sorte!
O hábito de desejar saúde neste período da história também se deve às condições de higiene e armazenamento dos alimentos. Com a precariedade, era comum as pessoas se intoxicarem pelo consumo de bebidas e comidas contaminadas ou mesmo estragadas. Portanto, era uma sorte não se intoxicar com a bebida!

Não importa a língua que você fala, o importante é brindar! Brasil: Tim-tim! Espanha: Salud! França: Santé!

Porque não se brinda com água - História
Acredita-se que brindar com água dá azar. Cerca de 30% dos espanhóis acredita que brincar com este líquido traz má sorte, segundo um estudo da Perrier.

Por causa dessa história, e com a introdução do champagne na corte de Louis X V, criou-se o hábito do brinde: a pessoa olhava fixamente nos olhos de quem havia servido a bebida, batia seu copo de estanho com força no outro para provocar uma troca de gotas de líquido e dizia “Saúde”.

O brinde com vinho existe desde a Grécia antiga, e de lá para os dias de hoje, o ato de brindar foi sendo reinventado não apenas pelo tipo de bebida, mas também pela simbologia do momento. Os noivos devem decidir com qual bebida, com quem querem brindar e o momento mais adequado.

Skol é uma palavra derivada das línguas escandinavas e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se “skål” e no Dinamarquês e Norueguês “skaal”, sendo que o significado literal é "tigela, copo".

Sua origem etimológica seria alemã, vindo da expressão “ich bring dir's”, algo como “bebo por ti”. Algumas fontes atribuem, ainda, a origem desta palavra à cidade de Brindisi, no sul da Itália. Apesar de sua origem ancestral, o ato de brindar só se popularizou no século XVI quando começou a virar moda na Inglaterra.