Porque o capital especulativo é um risco para a economia?

Perguntado por: dteixeira5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Isso porque, com o estouro da bolha especulativa, a economia é capaz de entrar em crise. Ou seja, ela tem maior influência nos números e no bem-estar financeiro do país.

Os países emergentes não atraem capital especulativo porque adotam juros baixos, a economia é instável e a legislação proíbe remessas de capitais para outros países.

Especulação financeira é uma atividade em que um indivíduo ou instituição investe em um ativo financeiro com o objetivo de obter lucros rápidos a partir da flutuação dos preços desse ativo no mercado financeiro.

adjetivo Teórico; que analisa algo para conhecer; sem utilização prática. Que não se consegue explicar através de uma ação prática; que está no âmbito da razão, da teoria: estudo especulativo. Em que há especulação, pressuposição: câmbio especulativo.

Que conjectura ou formula hipóteses sem fundamento em factos concretos.

A grande diferença entre investidor e especulador é o objetivo. Isso porque é o objetivo que irá determinar a forma como cada um deles irá agir. Os investidores têm como objetivo construir um patrimônio sólido ao longo do tempo, já o especulador deseja apenas ganhos em cima da valorização dos ativos em curtos períodos.

O capital- -produtivo (p) é constituído por meios de produção e força de trabalho.

O capitalismo financeiro, ou monopolista, tem como objetivo a obtenção de lucro por meio dos ativos financeiros, investimentos e especulação. Caracteriza-se pela integração entre as grandes empresas e o mercado financeiro, com a maior atuação dos bancos e das bolsas de valores.

Um aumento nos fluxos de capitais aumenta os salários reais, o que causa um aumen- to na demanda doméstica e um aumento nos preços dos bens não comercializáveis em relação aos preços dos bens comercializáveis, os quais são determinados exogenamente.

A importância dos países emergentes está atrelada à participação dessas nações no comércio global, como importantes fornecedores de matérias-primas diversas e, ainda, de bens manufaturados. Esses países tornaram-se protagonistas da economia mundial, especialmente pelo seu rápido crescimento econômico.

Os países emergentes são aqueles que não apresentam um nível de desenvolvimento econômico elevado como os países ricos, mas que estão em crescimento acelerado e vem cada vez mais. Além disso, o grupo representa países com Índice de Desenvolvimento Humano médio.

A especulação financeira é um tipo de investimento que busca lucrar com as flutuações dos preços dos ativos, como ações, moedas ou commodities. Os especuladores geralmente compram ativos quando eles estão subvalorizados e vendem quando os preços estão em alta.

Em poucas palavras, especular significa buscar os maiores rendimentos possíveis em um curto espaço de tempo, diante de um alto risco. Isso é feito ao seguir as valorizações e desvalorizações de determinada aplicação. Leitura: 9 min.

A especulação pode ser definida como o ato de negociar um ativo ou realizar uma transação com o objetivo de lucrar no curto prazo com as variações de preços. Por exemplo, alguém que especula na posição comprada, espera que o ativo se valorize. E o oposto ocorre em uma posição vendida.

Ocorre quando investidores em uma moeda que está vulnerável ou fragilizada abandonam suas posições vendendo intensivamente essas divisas. Se o governo emissor da moeda não dispuser de reservas suficientes, pode ser obrigado a desvalorizá-la.