Porque o Coringa só fica rindo?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O riso descontrolado e involuntário é o sintoma de uma série de condições médicas e, no caso do personagem interpretado por Joaquin Phoenix, pode ser uma "crise de epilepsia gelástica", diz Francisco Javier López, coordenador do grupo de estudo sobre epilepsia da Sociedade Espanhola de Neurologia.

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar é um diagnóstico comum entre os fãs; o Coringa pode realmente ser possuído por mudanças repentinas de humor e raiva – mas isso não explica sua propensão ao assassinato (ou mostrar pouco ou nenhum remorso após o fato).

Se inicialmente era retratado como psicopata, sádico e doentio, com o passar o tempo tornou-se mais um ladrão pateta que adorava fazer brincadeiras. Em 1940, o Coringa era um ladrão de joalherias que assassinava sem pena suas vítimas.

Os objetivos do Coringa sempre são vagos. Ele não pratica seus crimes por dinheiro (além do necessário para manter sua infraestrutura e pagar as Coringuetes). Ele não quer (muito) dominar Gotham City. Ele quer matar o Batman, mas ao mesmo tempo sabe que ele o define.

Especificamente, o Coringa parece ser um exemplo clássico de transtorno de personalidade antissocial, enquanto Arlequina caberia no transtorno de personalidade histriônica. Os sintomas de transtornos de personalidade podem ser encontrados no DSM-V, o livro que detalha todas as doenças mentais.

A primeira história do Coringa que abordou sua origem veio em 1951. Em O Homem do Capuz Vermelho, Batman vai dar aula em uma universidade e conta um caso que ele não conseguiu resolver. Nele, um assaltante que o personagem perseguia em uma fábrica de baralhos caiu em um tonel com produtos químicos e sumiu.

Depois da mãe passar mal e ser hospitalizada, Fleck vai atrás da ficha psiquiátrica da mãe e descobre que foi adotado e sofreu violência por um antigo companheiro dela. Mais tarde, quando vai visitá-la, Arthur decide sufocá-la com o travesseiro e matá-la.

O Joker sem dúvida que demonstra completa ausência de empatia e simpatia. Ele simplesmente não demonstra qualquer pena pelas suas vitimas. Todos sabemos que isso é uma caraterística de Psicopatas e Sociopatas. Demonstra também ausência de remorso ou vergonha.

A linguagem corporal do psicopata
O Coringa possui um sorriso diferente dos sorrisos habituais. Enquanto a maioria dos sorrisos sociais faz ativação da AU12, que se refere ao músculo Zigomático Maior, o sorriso do Coringa faz uso da AU13, Levator Angulis Oris, um músculo que fica entre o Zigomático Maior e Menor.

Infelizmente, o melhor que ele consegue é o Dr. Pyg, que o remonta em um monstro horrível. O dano psicológico que o Coringa sofre pode ser, em parte, resultado do fato de que nenhum médico que ele já encontrou realmente tentou ajudá-lo.

Assim, após passar um ano sumida e o Coringa nem havia sentido sua ausência. A princípio, na série animada do Batman, o Príncipe do Crime sente inveja de Arlequina após ela conceber uma armadilha surpreendente para o Batman.

Assim, Batman estava vestindo o Traje das Dores no mesmo ano em que quebrou seu voto e matou o Coringa.

Arthur Fleck

Em Coringa (2019), seu nome verdadeiro é Arthur Fleck, entre outros exemplos. Já vimos o Coringa ganhar vários nomes diferentes antes, especialmente nos cinemas, mas esta é uma das primeiras vezes que ele se torna cânone nos quadrinhos. Além disso, o músico Jack White foi a inspiração para o nome do personagem.

A história por trás das cicatrizes
Uma noite, quando seu pai ficou “mais louco do que o habitual”, a mãe do Coringa decidiu se defender com uma faca, algo que o pai dele não gostava, então ele pegou a faca dela e virou-se para um jovem Coringa, que estava assistindo toda a cena.

No entanto, houve um ponto em sua história nos quadrinhos em que o Coringa finalmente acabou matando-a antes que ela o deixasse para sempre… e o raciocínio por trás de como ele faz isso chocará os leitores de quadrinhos. Tudo acontece no enredo do Imperador Coringa.

A arlequina, assim como o arlequim, era uma espécie de palhaço, que tinha como principal objetivo entreter as pessoas, fazendo-as rir.

Waller detona o implante na cabeça de Arlequina, matando-a. Enquanto ela está morrendo, a personagem imagina que ela foi salva por magia e sonha com uma vida em que ela derrota Waller e acaba salvando o mundo.

“A tatuagem escrito “danificado” (damaged) é realmente muito engenhosa, mas apenas para aqueles que entendem. O Coringa fez a tatuagem porque o batman danificou seu sorriso em uma tentativa fracassada de vingança por matar Robin.

Continuar lendo Porque Exu fica rindo?