Porque o INSS não reconhece tempo especial?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Um dos principais motivos para o indeferimento do pedido de aposentadoria especial é a falta de documentação necessária para comprovar o tempo de exposição aos agentes nocivos descritos no Decreto n.º 3.048. O principal documento utilizado é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, conhecido como PPP.

3- Principais motivos para o INSS negar o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição/especial! a) Falta de reconhecimento da atividade insalubre. b) Falta de tempo de contribuição. c) Problemas com os dados do CNIS.

Ou seja, o prazo máximo de análise dos benefícios é de 60 dias. Já sei que você vai perguntar se tempo o máximo não era de 45 dias (ou de 90 dias se fosse prorrogado)?

Caso tenha ocorrido o recolhimento incorreto, o segurado deve solicitar a correção por meio do serviço de "Alteração de Código de Pagamento" disponível na Central 135 ou no Meu INSS.

Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções: aceitar a decisão; entrar com recurso administrativo; ingressar com ação judicial.

Para fazer o pedido de conversão de tempo especial em comum basta seguir dois passos: Reunir os documentos que comprovam atividade especial. Assim, eles podem ser: carteira de trabalho (se a atividade exige de enquadramento profissional, para atividades exercidas até 28.04.1995), laudos de PPP e LTCAT.

Explicando o cálculo da conversão:

  1. você deve pegar o seu tempo de atividade especial, em anos, meses e dias;
  2. deste tempo, você multiplica pelo fator da sua atividade;
  3. o resultado é seu tempo de atividade especial convertido em tempo de contribuição.

Além da comprovação da exposição por meio de formulários, também era possível comprovar tempo especial simplesmente pela categoria em que o trabalho se encaixava. Ou seja, cada categoria de atividade especial contava com uma lista de profissões pré determinadas.

Em teoria, o INSS pode recorrer da sentença tantas vezes quanto a lei permitir e conforme o andamento do processo. A estrutura do sistema jurídico brasileiro permite múltiplos graus de recurso.

Erros cadastrais (nome errado, ausência de CPF ou NIT não vinculado) Com certeza, esse é a principal causa da necessidade de acerto pós-perícia. Algumas vezes, o contribuinte possui algum erro cadastral no INSS que impede a liberação do resultado da perícia ou do próprio benefício previdenciário.

A finalidade do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é apresentar o relatório completo sobre as atividades realizadas pelo empregado no trabalho. Ou seja, é através deste documento que o trabalhador irá comprovar a insalubridade ou o caráter especial de suas atividades.

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

O INSS disponibiliza o atendimento por ligação no telefone 135, o serviço é gratuito e poderá ser realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. Na opção por ligação, você deve informar o CPF e selecionar o seguinte ramal: dígito 4 e depois 1. E então é só informar o número do protocolo e pronto!

É simples, você vai precisar ligar na central de atendimento 135 e optar pelo serviço de Revisão de Aposentadoria ou Benefício. Escolhido o serviço, será informada uma data para levar os documentos na agência e, assim efetivar o requerimento.

– O processo para recuperar esse tempo na Previdência Social: tudo deve começar com um pedido administrativo direto na Previdência Social, chamado Justificação Administrativa (JA). O INSS tem que ouvir as testemunhas e dar a decisão se aceita ou não o período de trabalho que se pretende comprovar.

Como fazer um recurso do auxilio doença indeferido?

  1. acessar o site do Meu INSS;
  2. fazer o login;
  3. clicar na opção Requerimentos;
  4. depois em Novo Requerimento;
  5. selecione Recurso de Benefício por Incapacidade;
  6. preencha o formulário online.

Todos os segurados que possuem tempo de contribuição especial até o dia 12/11/2019 podem fazer a conversão. A reforma da previdência retirou o direito à conversão, portanto, a partir do dia 13/11/2019, o tempo especial não receberá nenhum acréscimo ao ser convertido em comum.