Porque o Japão não pode ter o próprio exército?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

China passa Japão e é 2ª maior economia mundial - BBC News Brasil.

Hoje, o Japão está classificado em quinto lugar globalmente em poder militar geral, depois dos Estados Unidos, Rússia, China e Índia, e seu orçamento de defesa ficou em sexto na classificação de 2021 de 140 países pelo site de classificação Global Firepower.

Para se equipar, o Japão planeja adquirir armas "standoff" ou de ataque remoto, entre as quais mísseis de cruzeiro de longo alcance Tomahawk fabricados nos Estados Unidos, e o desenvolvimento doméstico de mísseis hipersônicos, mísseis guiados antinavio e drones de combate, entre outros.

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países. O ranking, baseado em um indicador exclusivo do portal (o PowerIndex, ou 'PwrIndx'), classifica os efetivos militares ativos disponíveis por país.

Alemanha

A Alemanha "está constituindo o maior exército convencional da Europa no âmbito da Otan, e isso é importante para a capacidade de defesa da Otan em seu conjunto", acrescentou.

O Exército chinês é o maior do mundo em números absolutos, mas perde em recursos para o orçamento de Defesa dos EUA. Publicado em 3 de agosto de 2022, 16h54. Última atualização em 4 de agosto de 2022, 13h28.

São duas culturas com a mesma origem, os carácteres chineses são encontrados na escrita japonesa e as lendas de formação tratam de exploradores continentais que saíram a navegar e encontraram uma ilha, os chineses sentem que os japoneses são os filhos usurpadores. Chamam de inimigos íntimos.

Com a negativa do Japão de se render, os Estados Unidos utilizaram suas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Os ataques ocasionaram a rendição japonesa em 14 de agosto de 1945.

Após as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, os Estados Unidos conseguiram forçar o império japonês a se render e aceitar os termos da Declaração de Potsdam, proposta pelos Aliados. A oficialização da rendição aconteceu no dia 2 de setembro de 1945, no encouraçado americano USS Missouri.

A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica o Iêmen como a pior situação humanitária do mundo. Também longe dos holofotes diplomáticos internacionais está uma guerra que começou em novembro de 2020 na Etiópia entre o governo central e um partido político na região de Tigré.

O Brasil é um país fácil de invadir? - Quora. Invadir sim, o Brasil é tão grande que praticamente é impossível proteger a fronteira inteira, mas depois de invadir começam os problemas do invasor, a maior parte do Brasil é de difícil locomoção militar o que faria com que a invasão fosse lenta e cara.

Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena - detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.

À frente do Brasil no ranking das potências militares estão, pela ordem, Estados Unidos, Rússia, China, Índia, França, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Turquia, Alemanha, Itália e Egito.

A República Popular da China e os Estados Unidos são parceiros comerciais importantes e têm interesses comuns na prevenção e repressão ao terrorismo e a proliferação nuclear. A China e os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais mútuos, excluindo a União Europeia.

País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo.

em 2021. Globalmente a NATO estima ter 3.282.000 militares entre os 29 países-membros. Os militares portugueses representam apenas 0,7%. A Europa, incluindo a Turquia, tem o maior peso: 58,8%; Estados Unidos e o Canadá contribuem com 41,2% do total dos militares efetivos.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501.