Porque o João de Barro prende a fêmea no ninho?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Derivado do comportamento agressivo entre os machos, que podem brigar até quase a morte, há o conto mais famoso. A história é que, se o macho for “traído” pela fêmea, ele pode trancá-la dentro do ninho para sempre como punição.

Era um hogaraitai, a quem os brancos chamam de joão-de-barro, o símbolo da vida doméstica, da vontade de um homem em constituir um lar, de trabalhar, dos pequenos sacrifícios que se faz por uma família.

O ninho dessa espécie é construído com barro na forma de um pequeno forno, pelo casal, que pode levar entre 16 e 21 dias para terminar a construção (REMSEM 2003).

insetos

Alimentam-se de insetos, larvas, moluscos e sementes. O João de barro é conhecido pela habilidade com que constrói seu ninho de barro nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. Além disso, é uma ave dócil e de boa convivência com o homem.

Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.

O João-de-barro (Furnarius rufus) constrói seu ninho em forma de forno, utilizando como material base o barro. A função desse ninho nunca foi determinada, sendo este o objetivo do presente trabalho, com a hipótese de que a sua função principal é fornecer uma câmara de incubação.

Canto. O canto do João de Barro difere um pouco quando se trata de fêmea ou macho. Ambos cantam juntos, sempre próximos ao ninho e com uma postura sempre altiva e imponente. Além disso, a ave João de Barro costuma tremular as asas e o som emitido por seu canto é sempre muito estridente.

A sua grande habilidade de manipular o barronome ao passarinho. Outro destaque do joão-de-barro é o canto.

Conhecida e encoberta por histórias, a ave é alvo de lendas. Derivado do comportamento agressivo entre os machos, que podem brigar até quase a morte, há o conto mais famoso. A história é que, se o macho for “traído” pela fêmea, ele pode trancá-la dentro do ninho para sempre como punição.

As fêmeas dormem sozinhas nos ninhos, quando estão com ovos ou filhotes. Constroem o ninho em formato de forno, um para cada ano, embora possam reformar algum velho. Os ninhos são construídos com barro, esterco e palha, com predominância do primeiro e em local aberto.

Entre seus maiores predadores estão o anu-branco, o guira-guira, que preda ovos e filhotes, o gavião-carijó, a águia-chilena, que destroi o ninho e preda filhotes, e o gambá, que preda ovos, filhotes e adultos e depois ocupa o ninho. Outros pássaros Pardais podem expulsar o joão-de-barro para usar seu ninho.

O joão-de-barro fecharia a parceira dentro do ninho, aprisionando-a ali para sempre. Essa história, que ouvi durante uma roda de tereré no Pantanal, me deixou intrigado e resolvi investigar a origem da crença. O joão-de-barro constrói seu ninho junto com a fêmea.

Hoje, foi o dia de matar um pouquinho a curiosidade sobre esta ave tão curiosa! Você sabia que o João-de-barro constrói seu ninho na direção contrária ao vento, para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias?

Reprodução: Deposita de 3 a 4 ovos em ninho em formato de forno, com barro úmido e um pouco de esterco misturado à palha; o casal constrói um ninho por ano e leva em torno de 18 dias para terminá-lo.