Porque o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo?

Perguntado por: emata . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O que prevalecia sobre o hemisfério direito, era que, ele só era importante para receber informações sensoriais do dimídio esquerdo, provenientes do meio; e para dar o controle motor aos movimentos do lado esquerdo do corpo.

Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.

O cérebro humano é basicamente simétrico, dividido ao meio: o hemisfério cerebral direito recebe sinais sensoriais e direciona o movimento no lado esquerdo do corpo, o hemisfério esquerdo rege funções correspondentes para o lado direito.

O cérebro é uma das porções do encéfalo e faz parte, portanto, do sistema nervoso central. Essa estrutura está relacionada com memória, inteligência e emoções. O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo.

O hemisfério direito controla as funções não verbais, o que inclui actividades como o reconhecimento de diferentes padrões visuais ou desenhos, ler e interpretar mapas e apreciar a música.

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

O intestino é chamado de “segundo cérebro” porque ele tem meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores. Diferente de qualquer outro órgão do nosso corpo, o intestino pode funcionar sozinho, sem que o cérebro tenha que “comandar” alguma ação.

Considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, o cérebro é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC.

Já a saúde precária, apesar de ser uma notícia chamativa, é simplesmente falsa. Também não faltam mitos positivos. As pessoas dizem que os canhotos são mais criativos, já que a maioria usa o "lado direito do cérebro". Este é talvez um dos mitos mais recorrentes sobre a destreza manual e o cérebro.

O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.

O sistema límbico é responsável pelo processamento e controle das emoções no cérebro humano. Constituido pelo, hipotálamo, hipocampo e a amígdalas cerebrais.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160.

Se todas as áreas funcionassem em potência máxima, e ao mesmo tempo, teríamos uma capacidade de digerir informações, sensações e pensamentos muito maior. É como um computador: usando todos os seus recursos, o cérebro teria muito mais capacidade de processamento. Não ganharíamos superpoderes.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem.

Já o lado esquerdo do corpo, com funções ordenadas principalmente pelo hemisfério cerebral direito, concentra os fluxos e as atividades animados pela força Yin (o princípio feminino do psiquismo), e manifesta o “Eu Guiado pela Emoção e o Eu Receptivo”.

A amígdala e o córtex pré-frontal, assim como o hipocampo, são submetidos à remodelação estrutural induzida pelo estresse, que altera respostas comportamentais e fisiológicas, entre as quais ansiedade, agressão, flexibilidade mental, memória e outros processos cognitivos.

Além disso, estados de tristeza reduzem nossa capacidade de prestar atenção a todos os estímulos externos ao nosso redor. Isso é por uma razão mais do que óbvia: o cérebro tenta nos dizer que é hora de parar e pensar, pensar em certos aspectos de nossas vidas.

Nosso córtex cerebral (a porção mais superficial do cérebro, conhecida também como substância cinzenta) desempenha os papeis principais do pensamento, pois é ali que eles são elaborados e se tornam conscientes.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia - Hospital Português : Hospital Português.