Porque o lagarto fica no sol?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A expressão popular “lagartear ao sol” não surgiu por acaso: é verdade que os lagartos passam boa parte do tempo expostos à luz solar para aquecer o corpo. Os biólogos já sabiam disso e caracterizam esses animais como ectotérmicos, isto é, que dependem de uma fonte externa de calor – o Sol – para aquecer o corpo.

Isso inclui amantes do sol como lagartos e outros répteis, bem como inúmeras espécies menos conhecidas por seus hábitos de banho de sol: de sapos a borboletas monarcas e hipopótamos.

Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.

Os répteis são animais ectotérmicos, ou seja, não são capazes de manter a temperatura corporal utilizando seu metabolismo. Para conseguir manter a temperatura adequada, eles absorvem o calor externo, aquecendo-se, por exemplo, expondo-se ao Sol.

Os répteis são animais ectotérmicos, pois usam fontes externas de calor para regular a temperatura do corpo. Eles ficam parados ao sol expondo o máximo possível de seus corpos para atingirem a temperatura necessária para o bom funcionamento do corpo.

Alimentação: onívoros, come de tudo, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e inclusive carniça.

Os lagartos são animais de sangue frio. Por isso, a maioria deles procura lugares quentes para viver. Muitas espécies habitam regiões tropicais úmidas ou desertos secos. Os lagartos vivem debaixo da terra, sobre o chão ou em árvores e plantas.

Onívoros, na natureza eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Lembre-se que, em condições adequadas, o teiú cresce bastante, podendo alcançar quase 1,5m de comprimento! Já em casa, o lagarto come o que lhe for oferecido, basicamente.

Os morcegos fazem a mesma coisa, só que ao contrário. Para entender porque morcego não gosta de luz, é importante saber que, por ser um animal noturno, ele se recolhe de dia.

Insetos. Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

O elefante-africano detém o recorde do mamífero que menos dorme – cerca de duas horas por dia – mas agora o elefante-marinho está a disputar-lhe o título.

A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz).

Liberação de serotonina e regulação do sono
Outra substância associada aos banhos de sol, a melatonina é um hormônio derivado da serotonina, que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões porque cachorro fica no sol.

“Eles são onívoros e, como tal, se alimentam de organismos que são vetores de doenças humanas e pragas agrícolas, auxiliando no controle biológico de organismos que poderiam ameaçar a nossa saúde”, destacou. Os oito lagartos serão monitorados durante as duas próximas semanas.

A maioria dos lagartos camuflam-se em resposta às condições ambientais, tais como mudanças de temperatura ou eventos estressantes. Por que o lagarto muda de cor? Os camaleões mudam de cor porque têm sob a pele células especiais. Essas células contêm partículas coloridas que estão em constante movimento.

Cobra ou lagarto? Moradores de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, se surpreenderam ao encontrar um réptil que se parece muito com cobra, mas não é: é um lagarto, na verdade. Até o nome remete a cobra – cobra-de-vidro (Ophiodes fragilis) – mas, de fato, não é cobra.