Porque o narcisista faz o tratamento de silêncio?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Muitas vezes aplicado com o termo “dar um gelo”, o tratamento do silêncio é uma estratégia para ofender o outro ou para fugir de uma discussão sem abdicar de suas próprias opiniões. A vítima tende a se sentir invisível e manipulada. Por isso é importante que ela reivindique seu poder sobre a situação.

O tratamento do silêncio é uma forma de punição, que consiste em ignorar alguém durante um período de tempo. É o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

O que vêm depois do tratamento de silêncio feito pelo narcisista? - Quora. O que vêm depois do tratamento de silêncio feito pelo narcisista? Amiga, ele volta como se nada tivesse acontecido. Não adianta perguntar, ele não vai dizer o motivo.

Além disso, a duração do silêncio podia ser de semanas». É difícil imaginar que haja casais que possam estar semanas sem falar mas esta é a realidade de muitas pessoas com quem tenho trabalhado. O tratamento do silêncio é uma forma de abuso emocional que tem como objetivo impor a própria vontade.

Irritação e nervosismo quando contrariados
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional.

O transtorno de personalidade narcisista causa problemas em muitas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, escola ou assuntos financeiros. Pessoas narcisistas podem ser geralmente infelizes e desapontadas quando não recebem favores especiais ou admiração que acreditam que merecem.

O narcisista sempre quer ouvir “sim”. Quer que os outros apoiem seus pontos de vista como se fossem deles. Querer que os outros aceitem o que diz ou faz é um sinal de controle. Significa que sua influência ou seu poder sobre os outros está intacto.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

Observa-se que os narcisistas são pessoas que sentem prazer em falar de si mesmas. Assim, estão constantemente enaltecendo suas qualidades e características. Além disso, costumam ter dificuldade em ouvir o outro e sempre encontram uma forma de falar de si, seja qual for o assunto.

Se a persuasão, a culpa e os comportamentos de chamar a atenção não puxarem você de volta para o relacionamento com ele, o narcisista fará a promessa de mudança de comportamento para ser uma pessoa melhor. De repente, o narcisista vai dizer que entende por que você está chateado e que está pronto para ir embora.

O narcisista manipulador geralmente é impulsivo, não sabe esperar e quando deseja algo passa a pressionar o outro até conseguir o que quer. É muito insistente, chegando a ser chato. Pressionar também é uma estratégia usada por ele para não dar tempo para a outra pessoa refletir.

O narcisista simplesmente vai se relacionar com outro e outro e assim por diante para apenas dizer que está feliz, que é aceito e que amam ele, tentando te fazer ciúmes. Se a pessoa que terminou não estiver bem resolvida e não ter compreendido que ele nunca amou e não ama as outras vítimas, irá sofrer.

Eles não possuem empatia, não sentem a nossa dor, o que sentimos, não conseguem, são frios! Mas conseguem chorar fazendo de vítima ou provocando um drama!

Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.

Todo narcisista se sente atacado quando sua vítima tenta se desvencilhar do controle que ele exerce. Por consequência, acaba tendo acessos de raiva. Se isso acontecer, não ache que a culpa é sua: você não tem nada a ver com o comportamento da pessoa. O importante é tentar se afastar e se proteger.

Por outro lado, o narcisista terá um comportamento obsessivo com quem o ignora. E para o resto da sociedade, ele fará com que eles acreditem que foi ele quem terminou a relação. Isso se deve à imagem muito superior que eles têm de si mesmos em relação aos outros.