Porque o oceano não é explorado?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como é possível perceber, o nível de pressão nos pontos mais profundos dos oceanos inviabiliza o estudo e a exploração dessas regiões de maneira adequada. Consequentemente, há uma enorme dificuldade em conhecermos os oceanos e todos os mistérios que estão neles escondidos.

Oceanos do Mundo
Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a fauna e a flora que lá vivem. Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Assim, até parece que o Espaço foi mais explorado do que nossas águas marítimas, mas precisamos nos lembrar de uma coisa: o Universo é muito, mas muito grande!

Pressão debaixo d´água
A pressão da água aumenta 1atm a cada 10 metros debaixo d'água. A média de profundidade dos oceanos é de 4 quilômetros, sendo o lugar mais profundo (Fossa das Marianas) em torno de 11 quilômetros. Imagine a força que a pressão exerce nos corpos a essa profundidade!

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

Apenas quando drenados 11 mil metros de profundidade é possível esvaziar completamente a Fossa das Marianas. Para o cientista, o esvaziamento revela “não apenas o fundo do oceano, mas também a história antiga da humanidade”.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Em 2005, minúsculos organismos unicelulares chamados foraminíferos, um tipo de plâncton, foram descobertos na Depressão Challenger”, de acordo com a Noaa.

Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.

A maior profundidade em que o ser humano já chegou no fundo do mar foi cerca de 10.927 metros na Fossa das Marianas em 2012.

Floresta do Congo. (Fonte: Wikimedia Commons) Por mais que a Amazônia seja a maior floresta do mundo, a floresta do Congo até os dias atuais é a menos explorada de todos os tempos.

A maneira como o ser humano vê o universo está mudando. Cada vez mais, fica claro o quão pouco sabemos sobre ele. Na verdade, os cosmologistas têm a resposta: 4%.

o seu corpo inteiro está em contato direto com o líquido gelado e. a perda de energia térmica. do seu corpo é bem mais intensa do que se você estivesse apenas na mesma temperatura cercado de ar assim você passa por hipotermia e pode falecer em uma questão de minutos Mas.