Porque o Ronaldo goleiro ficou careca?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

alopecia. a alopécia areata alopécia areata é tem até uma que é isso em seguida o sistema nervoso. que ele entrou em conflito com o corpo. e se você tem uma predisposição.

Ex-jogador tinha 81 anos e lutava contra um câncer. Morreu em casa, em Goiânia, na tarde de segunda-feira (6)

Do trauma emocional provocado pela agressão surgiu a alopecia, distúrbio que mudou a vida do então pequeno garoto e o obrigou a conviver, desde os sete anos de idade, com a ausência total de pelos no corpo – a doença é a mesma que acometeu o ex-goleiro do Corinthians Ronaldo Giovanelli.

A alopecia areata pode estar associada a fatores genéticos, reações no sistema imunológico causadas por micro-organismos e estresse. Doenças como lúpus e vitiligo também podem ter relação.

Tratava-se de uma lesão rara em jogadores de futebol, rompimento do tendão patelar e dos ligamentos do joelho direito (responsáveis pela estabilização do joelho e movimentos como corrida, chutes e arrancadas).

Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro do Corinthians, oficializa candidatura à presidência do clube - 02/03/2023 - UOL Esporte.

No último contrato com o clube, Ronaldo ganhava US$ 55 mil mensais, mesmo valor oferecido para a renovação, apesar de o jogador ser dono de 60% do passe. "Esse é um excelente salário, o maior pago a um goleiro no país.

Nos anos 90, Ronaldo encarnou o espírito corinthiano tão bem que exagerou - foi expulso em 12 oportunidades. Mesmo assim, foi um grande vencedor com a camisa do Corinthians. Em 1990, esteve no elenco que conquistou o primeiro campeonato brasileiro do clube.

Foi natural, honestamente. Desde aquilo, eu comecei a fazer isso com mais frequência", disse Ronaldo, em entrevista em 2019 ao canal de YouTube "Soccer.com". "Eu sinto que os torcedores e fãs olham e pensam 'Cristiano, siiiiuuuuu'.

O ex-atacante admitiu que o penteado era "horrível", pediu desculpas às mães que viram seus filhos repetindo e explicou que adotou o corte para desviar o foco de sua lesão.

Em 1999, começou a namorar e se casou com o jogador Ronaldo, com quem permaneceu até 2003 e teve um filho, Ronald (2000).

A alopecia areata é imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo cresce de novo, mas cai novamente mais tarde. Em outras, o cabelo volta a crescer e não cai mais. Cada caso é único.

Quando o problema é causado pela alopecia androgenética, a calvície não tem cura. Entretanto, existem tratamentos que podem retardar o processo de queda de cabelo. Geralmente são utilizados bloqueadores hormonais via oral.

O que causa a alopecia? Entre as principais causas da alopecia incluem-se: micose no couro cabeludo, estresse, uso de medicamentos, reação hormonal pós-parto, uso de produtos químicos inadequados, lúpus eritematoso sistêmico e doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano.

Após 20 anos, o processo inicial de tratamento para uma lesão como a de Ronaldo continua o mesmo: cirurgia com reconstrução do tendão rompido.

A lesão constatada de rompimento do tendão e dos ligamentos do joelho obrigou o atleta a passar por um procedimento cirúrgico de reparação, associado a um extenuante processo de tratamento, com fisioterapia e recuperação, que o manteve em inatividade por um período de quase dois anos.

Pelo Corinthians, o atacante teve dois títulos conquistados (Paulistão de forma invicta e Copa do Brasil – ambos em 2009), 35 tentos anotados e 69 partidas disputadas.

Ronaldo encerrou a carreira 18 anos depois, em 2006, e virou comentarista esportivo, tendo sido contratado pela Rádio transamérica em 2011 e pela TV Bandeirantes em março de 2012. Em 31 de abril de 2022, o ex-goleiro foi demitido e dixou a função de comentarista da Rádio Transamérica. Ele também atuou na Rede TV!